O Que So Os Princpios Da Atividade Fsica?

O que so os princpios da atividade fsica

Número de séries, de repetições, tempo de intervalo, carga, variações de exercícios, dias de descanso... Talvez você não saiba, mas cada um desses detalhes em sua planilha de treino de musculação —ou de corrida, de ciclismo, de natação— são determinados com base em sete diretrizes e regras estabelecidas por evidências científicas, que servem para ajustar a rotina de atividade física de forma a alcançar o melhor resultado.

Quais são os 7 princípios do treinamento físico?

Por esse motivo, é muito importante que se realizem atividades variadas, evitando, assim, que a atividade física caia na monotonia e, por consequência, o resultado final do seu treinamento seja muito mais eficaz.

Não é possível identificar um princípio mais importante do que os demais, pois o ideal é que haja uma relação de sinergia e equilíbrio entre todos. Dependendo do momento do treinamento, no entanto, é possível que um ou mais princípios tenham maior peso.

Os princípios ditam o controle e o monitoramento das cargas de treinamento; planejamento e periodização; e, principalmente, controle adequado da sobrecarga de treinamento, visando melhora do desempenho e redução do risco de lesões.

Quais os benefícios de treinar de acordo com os princípios?

<strong>Quais os benefícios de treinar de acordo com os princípios?</strong>

Cada gesto motor traz adaptações específicas aos sistemas neuromuscular, energético e cardiorrespiratório, além de psicológico —fazer um treino de corrida de uma hora pode deixar você mais confiantes de que conseguirá correr 10 km, por exemplo.

Os princípios da sobrecarga e especificidade são os mais visíveis e aplicáveis na prática do treinamento físico. Já o princípio da continuidade é o que garante que possam ocorrer todos os outros, pois não é possível usufruir dos outros se não houver um treino contínuo.

É a evolução do atleta com base no aumento gradual dos estímulos aplicados para tirar o organismo da chamada homeostase, seu estado de equilíbrio natural. Atua sobre muitas variáveis, tais como tempo, intensidade, frequência e tipo de exercício. Tem como principal objetivo gerar uma carga maior que a anterior, isso é, subir um degrau na capacidade física. Ou seja, tornar o treino mais difícil ao aumentar a carga, o volume (duração ou distância), a intensidade, dificuldade dos exercícios etc.

O que acontece se eu não seguir todos os princípios no meu treino?

Os êxitos do treinamento estão ligados a uma grande quantidade (volume) e uma alta qualificação (intensidade) no trabalho. Estas duas variáveis deverão sempre estar adequadas as fases de treinamento, seguindo uma orientação de interdependência entre si.

Continuando a nossa série sobre os princípios do condicionamento físico, hoje o gerente técnico da Swimex, Fabrício Kozel, falará sobre dois dos mais importantes princípios: da continuidade e progressão e o princípio da especificidade.

Índice

Índice

É exatamente por isso, e levando em consideração esse princípio, que a Swimex desenvolveu o sistema periodizado de treinamento, o qual direciona a atividade física com variações de carga e intensidade.

Isso deverá sempre ser ajustado ao contexto, aos objetivos, ao nível de treinamento, ao período do treinamento e às necessidades específicas da pessoa. No entanto, quanto mais princípios forem atendidos, maior é o potencial para atingir os resultados almejados, com melhora de desempenho e menor risco de lesões.

Idealmente, sim. Tanto amadores quanto profissionais devem levar em consideração o maior número possível de princípios, tanto em cada treino como no processo de treinamento físico como um todo.

3º – Princípio da especificidade:

Digamos que hoje você levanta 20 kg em um exercício ou dá tiros de corrida a 14 km/h. Após algum tempo, seu corpo vai se adaptar a esses estímulos (princípio anterior) e será necessário aumentar a carga/intensidade deles, para seguir evoluindo no treinamento.

Seu principal propósito é estimular o desenvolvimento fisiológico (órgãos e sistemas), estrutural (músculos e ossos) e psicológico (neurotransmissores) a fim de melhorar a performance atlética.

Este princípio diz respeito ao dolorido fato de que para um atleta não é suficiente conquistar a boa forma física, é preciso mantê-la. Existe um tempo ótimo entre uma sessão de treino e outra que deve ser respeitado para que as adaptações conquistadas não se percam.

1º – Princípio da individualidade biológica:

Ao elaborar um treinamento utilizando como base esses princípios, temos as condições físicas e psíquicas do atleta respeitadas, a melhor relação entre carga de treino e recuperação, treinos mais eficazes e seguros, maior motivação para o atleta e melhor assimilação dos exercícios propostos.

Exemplo: ao preparar um treino para um iniciante, o professor da academia leva em conta seu nível de força e condicionamento físico. Ele não vai pedir para alguém que nunca malhou levantar o mesmo peso que alguém que treina há dez anos. Da mesma forma, não vai pedir para uma idosa que foi a vida inteira sedentária correr na mesma velocidade que uma jovem que é experiente na corrida.

4º – Princípio da continuidade:

É o ajuste fino entre volume e intensidade, de acordo com os objetivos do treino. Este princípio está intimamente ligado ao da sobrecarga, pois o aumento das cargas de trabalho é um dos fatores que melhora a performance.

Temos que ter em mente que cada aluno irá se desenvolver de modo diferente. Então, embora duas pessoas façam o mesmo treino pelo mesmo período de tempo, não significa que irão progredir na mesma velocidade.

Ser específico no treino é ir direto ao ponto desejável. Quanto maior o treinamento do movimento ou modalidade praticada, melhor será o resultado final. Em outras palavras, para melhorar na corrida não adianta treinar natação. Você precisa treinar corrida. Da mesma forma, você não vê um jogador de futebol de campo treinando frequentemente futebol de salão se o objetivo é melhorar nos gramados.

Quais são os princípios básicos do treinamento de Hiit?

Os princípios do HIIT (High Intensity Interval Training) No geral, esse tipo de treinamento significa você está fazendo esforço muito maior em um período muito curto de tempo e que, em 20 minutos você pode ter queimado mais calorias do que executando 40 minutos com uma intensidade moderada/baixa.

Quais são os benefícios do Hiit?

+ Benefícios do HIIT

  • Queima extra de calorias. O HIIT queima de 25 a 30% mais calorias que treinos de resistência, spinning ou corrida, de acordo com um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research.
  • Aceleração do metabolismo. ...
  • Mais calorias em menos tempo. ...
  • Coração fortalecido. ...
  • Nível de açúcar no sangue regulado.

Quais os tipos de exercícios funcionais?

Alguns exemplos de exercícios funcionais são:

  1. Agachamento. ...
  2. Swing unilateral com Kettlebell. ...
  3. Desenvolvimento acima da cabeça. ...
  4. Prancha. ...
  5. Ondulação com corda naval. ...
  6. Stiff unilateral. ...
  7. Burpees. ...
  8. Tríceps TRX.

Qual a origem do treinamento Hiit e qual era o principal objetivo com a sua criação?

RESULTADOS: O treinamento intervalado teve origem nos anos de 1930, quando o cardiologista alemão H. Reindell, utilizando corridas de curta distância, intercaladas por pausas de descanso, verificou-se hipertrofia cardíaca e aumento do débito cardíaco, assim como uma melhora no consumo de oxigênio.

Onde surgiu o treino Hiit?

O HIIT (High Intensity Interval Training) é uma sigla em Inglês que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. O HIIT surgiu após a Segunda Guerra Mundial, no final da década de 40 e início da década de 50 e é um estilo de treino para melhorar o condicionamento físico.

Quem criou o treino Hiit?

Daphnie Yang

Como o Hiit chegou no Brasil?

HIIT tem em exercícios que usam peso do próprio corpo O crossfit é um dos exemplos mais recentes: desde que chegou ao Brasil, em 2009, a popularidade do esporte só aumentou e, atualmente, o País só perde para os Estados Unidos no ranking de quantidade de boxes.

Quando foi criado o Hiit?

1930

Quantos minutos de Hiit por dia para emagrecer?

Os exercícios são voltadas para queimar gordura e definir a musculatura com pouco tempo de treino, de 15 a 30 minutos por dia. Os resultados que são esperados em 60 dias são: queima de gordura do corpo.

O que significa o Hiit?

O HIIT, também conhecido como High Intensity Interval Training ou treino intervalado de alta intensidade, é um tipo de treino realizado com o objetivo de acelerar o metabolismo e, assim, promover a queima de gordura, além de ser também um treino que promove a melhora do condicionamento físico.

Como é o treino Hiit?

O que é HIIT? Como o próprio nome diz, o HIIT consiste em um treinamento intervalado em que realiza-se uma atividade em elevada intensidade e com pequenas pausas para recuperação. No entanto, diferentemente do que alguns podem pensar, não há uma modalidade apenas para a execução desse tipo de treino.

Quais são os exercícios Hiit?

  • 6 exercícios de HIIT para fazer em casa e emagrecer em menos de 20 minutos. Essa é para quem não tem tempo, mas quer ficar em forma. ...
  • Polichinelos. ...
  • Agachamento. ...
  • Prancha estática. ...
  • Flexão de braços. ...
  • Subir escadas. ...
  • Flexão Plantar.

Por que o Hiit emagrece?

Realmente o Hiit ajuda a emagrecer justamente porque o mesmo acaba combinando características aeróbicas e até mesmo anaeróbicas em um só treino, logo ao fazer isso o gasto calórico durante o exercício acaba sendo muito elevado, sendo que o mesmo acaba elevando o metabolismo mesmo depois do fim do treino.

Quanto tempo o Hiit faz efeito?

Para que serve o treino HIIT O objetivo desse tipo de treino é a queima maior de calorias, tanto durante o treino como nas 24 horas pós-treino. Os treinos HIIT, devido à alta intensidade de performance, têm a característica de durarem pouco tempo, variando entre 10, 15, 20 ou 30 minutos no máximo.

O que emagrece mais correr ou Hiit?

As pessoas perderam peso e gordura corporal de ambos os tipos em todos os casos. Mas o treinamento intervalado como um todo foi mais efetivo. Na comparação, aqueles que fizeram qualquer tipo de treinamento intervalado perderam cerca de 29% mais peso.

Como perder peso com Hiit?

Treino HIIT queima 93% mais gordura por minuto que exercício moderado

  1. A melhor maneira de perder peso seria fazer o HIIT com sprints e com a supervisão de um profissional da área.
  2. Se o treino intervalado for supervisionado, a quantidade de peso perdido é maior.

Quantas calorias perde em 30 minutos de Hiit?

1.

Quanto tempo de Aerohiit para emagrecer?

Os treinos HIIT e o Aerohiit são aulas que normalmente têm duração de 11 a 21 minutos e promovem uma queima de 100 a 400 calorias por aula.

O que queima mais calorias?

O gasto calórico dos exercícios varia de acordo com o peso da pessoa e intensidade da atividade física, no entanto os exercícios que normalmente gastam mais calorias são corrida, pular corda, natação, jogar polo aquático e andar de patins, por exemplo.

Qual a melhor maneira de queimar calorias?

25 maneiras de queimar calorias (sem dieta!)

  1. Durma bem. Passar a noite em claro estimula a produção de grelina – hormônio que aumenta a fome e os estoques de gordura. ...
  2. Turbine os músculos. ...
  3. Invista num café da manhã proteico. ...
  4. Masque chiclete. ...
  5. Beba mais água. ...
  6. Mexa-se. ...
  7. Vá para a cozinha. ...
  8. Converse e ande.