Livros Sapienciais: Jó I Salmos I Provérbios I Eclesiastes I Cântico dos Cânticos I Eclesiástico I Sabedoria. (Português) Capa comum – 4 setembro 2018.
Significado de Sapiencial Que contém ou expressa sentenças de teor moral; diz-se da Bíblia: o discurso sapiencial dos provérbios. Etimologia (origem da palavra sapiencial). Do latim sapientialis.
Algumas das mensagens são de julgamento e advertência, enquanto outros anunciam o perdão e a renovação. Dentre os livros proféticos estão: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Os Livros Sapienciais, ou Poéticos, são aqueles livros do Antigo Testamento da Bíblia que não se dedicam à narrativa da grande história da relação entre Deus e Seu Povo, nem possuem conteúdo propriamente profético. ... Ainda assim, o ideal é buscar saber algo minimamente sobre cada livro, para então proceder a sua leitura.
Foi escrito por diversos autores: Moisés, Davi, Salomão, Asafe, Filhos de Corá, Hemã, Etã, Ezequias, Jeremias, Ageu, Zacarias e Esdras, além de outros salmos órfãos, de autoria desconhecida.
Os Livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento são: Jó ou Job (em Portugal), Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sirac ou Eclesiástico. Foram escritos, em sua maioria, em linguagem poética, fazendo uso de metáforas, e têm um caráter de ensinamento para alcançar a sabedoria.
3 - Livros poéticos É composto por 5 livros, sendo estes escritos em forma de cânticos ou literatura poética. Estes não estão organizados cronologicamente e sim pela sua relevância.
A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois. Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um cada.
Estes salmos foram, a princípio, legados de geração para geração oralmente; sua sistematização escrita foi baseada na coleta da cultura ancestral dos habitantes de Israel. Este processo, impulsionado pelo profeta Ezequiel, teve início durante o cativeiro na Babilônia, nos séculos VII-VI a.C.
O livro dos Salmos é um livro de orações e hinos da Bíblia. ... Ele contém cânticos de adoração que foram compostos por um longo período da história de Israel. Entre os anos de 1000 a 333 AC, e diversos autores os escreveram, eram usados pelo povo de Israel nas reuniões de adoração a Deus.
Salmo 91
O primeiro é o conhecido salmo 23, escrito quando Davi ainda não tinha passado por sofrimento e professava fé mais ingênua. Ele morava na corte real e ainda gozava do favor do rei Saul e refletiu no texto do salmo 23 sobre sua vida simples, mas agradável, quando era simples pastor de rebanhos.
A oração de Moisés configura-se como um brado de desespero provindo de uma perplexidade da sua vocação de promotor da liberdade, subjugada pelas condições humanas. ... Sua reação se mostra através de uma oração impetuosa e cheia de fervor. Deus responde com a renovação da promessa da libertação (Ex 6,1).
O nome de Davi aparece no título de um total de 73 salmos como o autor: 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 68, 69, 69, 70, 72, 86, 101, 103, 108, 109, 110, ...
Este é o mais conhecido e querido dos salmos – todo mundo lembra do primeiro versículo: “o Senhor é meu pastor e nada me faltará…” Essa poesia foi composta por Davi quando ele já estava na corte de Saul, depois de matar o gigante Golias.
Classificação dos Salmos
O Saltério era dividido em cinco livros (Salmos 1 a 41, 42 a 72, 73 a 89, 90 a 108, 109 a 150), cada um desses livros recebia uma doxologia final apropriada. Os dois primeiros livros eram provavelmente pré-exílicos. ... O segundo livro contém 31 salmos.
O midrash do Salmo 1 diz: “Moisés deu aos israelitas os cinco livros da lei, e de maneira correspondente Davi lhes deu os cinco livros dos salmos”. ... A estrutura dos Salmos a seguir, apresenta os Salmos divididos em cinco livros, cada um deles correspondendo a um livro do Pentateuco. I. Livro de Gênesis – Salmos 1 a 41.
É o maior livro de toda Bíblia[3] e constitui-se de 150 (ou 151 segundo a Igreja Ortodoxa) cânticos e poemas proféticos, que são o coração do Antigo Testamento.
Salmo 1 – Para alcançar um objectivo especial em suas vidas. Salmo 2 – Para iluminar as pessoas em um momento de dor. Salmo 3 – Para fortalecer o espírito e ajudar a realizar trabalhos difíceis. Salmo 4 – Para aliviar o coração e vencer honestamente causas judiciais.
Salmo 91. "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará. * 2 Direi do Senhor: 'Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e Nele confiarei'. * 3 Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Com inteligência e um ritual para afastar as más energias da nossa vida. O ritual consiste na invocação da Força do Senhor Deus (JHVH) contra todos aqueles que lhe desejam o mal, inveja, mau-olhado, quebrante, feitiços , etc. Para isso será utilizado o salmo 7, livro dos Salmos da Bíblia Cristã.
Salmo 91 – Coragem e proteção divina perante as adversidades Tudo é possível quando há fé e devoção, blindando nosso corpo, mente e espírito de influências malignas. Antes de começarmos o estudo do Salmo 91, confira todos os versículos que ele abrange.
Salmo 91 da Bíblia Sagrada
Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.
Amém! SETE PROMESSAS NO SALMOS 91.