Glossolalia (do grego γλώσσα, "glóssa" [língua]; λαλώ, "laló" [falar]) é um fenômeno de psiquiatria e de estudos da linguagem, em geral ligado a situações de fervor religioso, em que o indivíduo crê expressar-se em uma língua desconhecida, por ele tida como de origem divina. ...
O processo volitivo pode ser decomposto em 4 fases: 1) Fase de intenção: é determinada por tendências, inclinações e interesses do sujeito e é influenciada por desejos e temores; 2) Fase de deliberação: é fruto de uma deliberação consciente, com avaliação dos prós, contras e consequências da decisão; 3) Fase da decisão ...
Os atos volitivos implicam uma resistência externa (as necessidades não são supridas de forma imediata, daí existir o desejo). Volitivo é todo o ato que se encara para superar a resistência e alcançar o que se deseja. A volição, que tem relação com o volitivo, também é objeto de estudo da psicologia.
Volição (do latim volitione) é o processo cognitivo pelo qual um indivíduo se decide a praticar uma ação em particular. É definida como um esforço deliberado e é uma das principais funções psicológicas humanas (sendo as outras afeto, motivação e cognição).
Capacidade de realizar aquilo que deseja ou que planejou, comportamento direcionado ao objetivo. É a forma de medir o desempenho conjunto das funções psíquicas. Alterações: hipopragmatismo (diminuição) ou apragmatismo (abolição).
O controle de impulso evita comportamentos ou tomadas de decisão precipitadas, tornando o nosso comportamento mais calmo e apto a frear atitudes nervosas, agressivas, hostis ou irresponsáveis.