[ Botânica ] Variedade de tomate, grande e ligeiramente achatado, de polpa carnuda, firme, tenra e pouco ácida.
Como preparar?
20 minutos
As flores do coração-sangrento Por isso, nos dias mais quentes de verão, se não puder colocar o vaso em local sombreado, borrife água fria em toda a folhagem, de preferência nas horas de sol mais fraco, de manhã cedo ou ao final da tarde – você pode perder a paciência, mas não perderá a planta.
Para as regas prefira água da chuva ou água sem calcário. A rega no verão deve ser mais frequentes, enquanto no inverno deverá ser mais espaçada. Como é uma planta que gosta de bastante humidade é recomendável que borrife as suas folhas frequentemente. No entanto, evite fazê-lo com água muito fria.
Reprodução de alocasia com tubérculos Ao transplantar uma planta adulta nas raízes, pode-se ver novos crescimentos. Estes são nódulos – bebês, que podem dar uma nova planta em um mês ou dois. Portanto, eles devem ser cuidadosamente separados das raízes e colocados em um substrato especial para a germinação.
A iresine é de fácil cultivo, em canteiros ao sol, preparados com substrato rico em matéria orgânica. Para plantar, abrir um buraco do tamanho do torrão da muda. Descompactar no fundo e na lateral da cova para permitir um bom desenvolvimento das raízes.
Você pode fazer mudas rapidamente cortando alguns galhos e deixando num recipiente com dois ou três dedos de água em um local iluminado (mas sem sol direto). Uma janela é o ideal. Troque a água de dois em dois dias. Em pouco mais de uma semana já terá raízes.
Vai bem no sol forte o dia todo e também com menos horas de insolação, desde que não seja plantada em local só com claridade. Sem sol nenhum, a iresine desbota, fica fraca, perde folhas e logo atrai pragas e doenças...
Podas devem ser realizadas anualmente – de preferência ao final do inverno. Durante os períodos de calor, o seu coração-magoado estará florido e supercolorido. O espetáculo valerá a pena. Para propagar mudas de iresine, separe uma estaca média e retire todas as suas folhas.
Coléus
É importante remover galhos quebrados ou doentes porque eles retiram a força da planta e ainda atrapalham o acesso de luz e ar no interior da copa. Ao cortá-los logo acima de uma gema (pequeno nó), um novo ramo irá nascer. Para eliminar o galho todo, corte rente ao caule ou ao ramo maior.
Deve ser cultivada sob meia sombra ou luz difusa (sombra), em substrato leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Não tolera o encharcamento, mas é capaz de passar por um período seco. As regas devem ser reduzidas no inverno, pois a planta entra em dormência. Aprecia o calor.
colar-de-pérolas / Senecio rowleyanus
Cuidar da suculenta colar de rubi é bastante tranquilo. Quanto à luminosidade, trata-se de uma planta que pode tolerar sol pleno, mas deve ser protegida por uma tela de sombreamento durante os dias mais quentes do verão.
O jeito certo de cuidar Tome cuidado para escolher um canto longe de correntes de vento, que desidratam a planta e fazem as folhas caírem. Mantenha o vaso úmido. Para não ter erro, coloque o dedo na terra: se ele sair sujo, não precisa molhar. Evite regar a folhagem – muitas espécies abortam folhas encharcadas.
Por isso, o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água, para manter a umidade da terra constante. No entanto, se não for possível, tente manter uma frequência de rega de três vezes por semana. Se você achar que ainda não está na hora de regar sua samambaia, toque a terra. Estando seca, regue.
O vento desidrata a planta mais rápido que o sol, pois retira das folhas a microcamada de umidade formada para manter as mesmas hidratadas. É importante manter o vaso da samambaia sempre úmido. Plantas com pouca rega ficam amareladas e suas folhas secam rapidamente.
Plante (ou transplante) samambaias em um local que receba luz solar indireta do sul. Se elas forem deixadas em uma área com luz solar direta, suas folhas queimarão. Mantenha o solo úmido. Se não costuma chover em sua região, será necessário regar as samambaias diariamente para que o solo permaneça úmido.
Luminosidade. A samambaia é uma planta que prefere locais sombreados. Você pode deixá-la perto de janelas, debaixo de árvores, na varanda, desde que ela não receba luz solar direta nem fique muito tempo pegando sol.
O que você precisa para cultivar uma samambaia
Evite regar a samambaia a todo o momento para não encharcá-la. Esse mesmo procedimento deve ser feito com o solo. Se certifique de que ele não esteja cheio d'água, mas apenas úmido.
Como fazer substrato de samambaia