instruir, esclarecer, educar, moralizar. || Lançar luz 1. sobre alguma coisa, esclarecê-la, ilustrá-la.
O dardo deve tocar no solo pela ponta dianteira. O lançamento de dardo pode ter origem ainda na pré-história, seja como instrumento de caça, seja como arma para luta. Como esporte, já era praticado nos Jogos Olimpicos da Grécia Antiga. Em 1906 passou a fazer parte do quadro olímpico nos Jogos de Atenas.
A empunhadura ou pega é a maneira correta de segurar o dardo. É feita na extremidade posterior do encordoamento, o que possibilita no lançamento uma transposição favorável da força atrás do centro de gravidade, enquanto que dos dedos encontraram uma melhor resistência e apoio.
Cada atleta tem três tentativas para alcançar a maior distância possível. Existem alguns detalhes importantes na disputa: O dardo só pode ser lançado com um braço e deve estar sempre acima do ombro. O lançamento só é válido se a ponta de metal tocar antes que o resto do dardo.
Para fazer os dardos, você vai precisar de:
Como modalidade olímpica, o dardo foi introduzido em Londres 1908, depois de uma aparição nos não-oficiais Jogos Olímpicos Intercalados de 1906, em Atenas, e o primeiro campeão olímpico foi o sueco Eric Lemming.
No lançamento de dardo, o atleta corre para tomar impulso e usa uma pista de corrida e lançamento com 34,9m de comprimento e 4m de largura, fazendo um giro rápido com o corpo para lançar. O dardo sai das mãos do atleta com uma velocidade de 100km/h.
O lançamento do dardo é uma das disciplinas olímpicas por excelência, já que as suas origens remontam à Grécia antiga, nomeadamente aos Jogos da época. Este tipo de lançamento fez parte do pentatlo antigo a partir do ano 708 a.
72 cm