Como a doutrina está relacionada a um conjunto de princípios ou dogmas de uma religião e a religião diz respeito a um conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade e da relação do homem com essa divindade e abrange também normas morais para o comportamento do sujeito de forma individual e social, logo ...
Para que serve a Doutrina Religiosa? A "Doutrina" Religiosa serve para conhecermos mais sobre algum assunto religioso como citei anteriormente.
Fazem parte do monoteísmo as religiões mais populares, as quais incluem aproximadamente 50% da população, que são o Cristianismo (seguidores de Jesus Cristo), o Judaísmo e o Islamismo.
São danças ligadas às festas, às religiões, às produções culturais das nações que, dizem, contam e encantam quem as faz e quem as vê. Trata-se de incontáveis manifestações que são mantidas comumente pela tradição oral e pela sua manifestação corporal nas festas populares.
O mundo moderno vem descobrindo a importância do sagrado para a formação e desenvolvimento das cidades. O ser humano religioso sente necessidade de viver em um espaço sagrado e conviver com coisas sagradas, por isso, constrói lugares e coloca objetos que sacraliza, ou seja, que reveste de sentimento religioso.
Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada a manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias ...
Religião - O papel que as crenças religiosas desempenham na vida social. O estudo da religião é tema constitutivo e fundador da sociologia. Tanto Karl Marx, como Émile Durkheim e Max Weber se interessaram pela elaboração de teorias visando compreender aspectos da vida religiosa e sua influência na sociedade.
Ela ajuda as pessoas a se tornarem livres e mais humanas. Não pode ser repressora e nem dominadora. Para o ser humano o Sagrado é aquele local ele se coloca numa situação de grande respeito, reverência, louvor, temor.
Rudolf Otto (1992) aborda o sagrado como uma categoria que denota a manifestação do numen, poder divino, como o “outro absoluto”, algo totalmente distinto de qualquer outra experiência. Desta forma, segundo a sua concepção, o sagrado apresenta-se como uma realidade de ordem absolutamente diversa da realidade natural.
O sagrado é todo e qualquer objeto (abstrato ou concreto) ao qual se atribui um poder, uma força sobrenatural capaz de realizar aquilo que os homens julgam impossível e de interferir ou, até mesmo, comandar os acontecimentos naturais.
Novas percepções afloram suas crenças religiosas e a presença do objeto sagrado revela padrões culturais ou étnicos, peculiares a seu grupo social, demonstrando com isso, a intensidade em que a religião é parte da vida da pessoa e nos revelando que as crenças religiosas estão relacionadas à noção de saúde e doença.
O homem é um ser conscientemente transcendente, porque sua presença transcende seu corpo, está além do aqui e do agora, sendo capaz de projetar e viver o futuro ou reviver o passado. O homem não apenas reage ao momento, ele antecipa e cria o futuro, ele transcende seu estado, buscando seu Ser.
Sagrado é todo aquele espaço, objeto, símbolo, que tem um significado especial para uma pessoa ou grupo. Profano é tudo que não é sagrado, toda a vida comum do dia a dia, os fatos e atos da rotina.
Então, o que torna um Lugar Sagrado são a identificação e o valor atribuído a ele, ou seja, onde acontece a manifestação do Sagrado. Assim os Lugares Sagrados são simbolicamente onde o Sagrado se manifesta. ... Já os lugares sagrados da natureza podem ser as grutas, rios e riachos, natureza, entre outros.
Hierofania, portanto, designa simplesmente o vir à luz do sagrado. Ora, é evidente que, se o sagrado de algum modo se torna conhecido, é porque ele se manifesta, isto é, vem à luz.
A fronteira que separa o sagrado do profano pode ser entendida como um conjunto de componentes da religião católica que se encontram no interior da Igreja e sua função social e os componentes articulados a esses que se encontram fora do espaço sagrado, mas que, como signos, vivem sob constante campo de forças capazes ...
O profano só aparece quando o ritual religioso se vai e as relações ali estabelecidas voltam ao seu comportamento normal; tudo que era sagrado é representado e o ritual passa a ser de certa forma todo profano.
As coisas sagradas são aquelas que as proibições protegem e isolam; as coisas profanas, aquelas a que se aplicam essas proibições e que devem permanecer à distância das primeiras. (DURKHEIM, 1996, p.
Assim, de modo particular, Durkheim concebe religião como: [...] um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a elas aderem. (Durkheim, 2000a, p. 32).
A dualidade do sagrado e do profano para Durkheim é o que faz a religião ter um caráter de realidade intelectual, e os rituais fazem ter uma força moral, as entidades divinas que fazem o seguidor viver sabendo dos limites entre o certo e o errado faz com que a sociedade viva com uma espécie de civilidade, onde quem não ...
O conceito de secularização diz respeito ao processo de separação, ou gradual abandono, das formas tradicionais de estruturação social baseadas na religiosidade. A sociologia de Max Weber influenciou e ainda influencia profundamente grande parte do pensamento sociológico.
A palavra "laicização" tem um significado semelhante a "secularização", embora alguns autores utilizem a primeira para se referir sobretudo à questão jurídica, institucional e política da separação entre o Estado (um "Estado laico" significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso) e as Igrejas e a ...