O que é Dilatação pielocalicial e como identificar. A dilatação pielocalicial, também conhecida como ectasia dos cálices renais ou rim dilatado, é caracterizado pela dilatação da porção interna do rim.
A dilatação pielocalicial é um aumento de volume da pelve renal, que é a porção mais interna do rim que tem a função de coletar a urina e levá-la para os ureteres em direção à bexiga, e é causada, geralmente, por uma obstrução de um ou ambos os ureteres que leva ao bloqueio da passagem de urina, ficando esta acumulada.
Sinais e sintomas mais frequentes do câncer de rim Dor na parte lateral da barriga e nas costas; Sangue na urina; Inchaço abdominal; Perda de peso.
Dores na região lombar Como os rins estão situados na parte mais profunda do abdômen, próximo à coluna vertebral, à medida que o tumor cresce, pode exercer pressão contra as raízes nervosas da região lombar. Dores lombares constituem queixas em cerca de 40% dos casos.
Fatores de risco Apesar de as causas para o câncer de rim ainda não serem claras, alguns fatores podem aumentar o risco deste tipo de câncer, como: Idade avançada. Tabagismo. Obesidade.
Os cânceres podem ser causados por alterações do DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor. Certas alterações hereditárias no DNA podem levar a condições que aumentam o risco de câncer de rim em algumas famílias.
O principal fator de risco para o surgimento de cistos renais é a idade, ou seja, quanto mais envelhecemos, maior o risco de termos um cisto renal, embora possam ocorrer em qualquer idade, inclusive em crianças.
Os tumores perirrenais são os que envolvem o rim por contiguidade e os tumores de origem embrionária incluem os nefroblastomas (tumores de Wilms), os carcinomas e os sarcomas da infância. A etiologia dos tumores renais é desconhecida.
Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa! A limpeza dos rins é um processo vital para a saúde do organismo, livrando-o do excesso de resíduos, permitindo o equilíbrio de eletrólitos e a criação de hormônios.
Tumor benigno constituído por tecido adiposo e células musculares.
Ainda não sabemos por que os lipomas surgem. Como há uma clara tendência familiar para o desenvolvimento desse tipo tumor, imagina-se que exista um forte componente genético na sua formação. Alguns casos de lipoma parecem surgir após um trauma local, mas essa relação ainda não foi comprovada.
Seria interessante um exame de imagem como ultrassonografia ou, dependendo do caso, até uma ressonância magnética, para diagnóstico mais preciso e para orientar um possível tratamento cirúrgico. Enquanto isso, associar analgésico e compressas geladas ao antiinflamatório que já vem usando poderia aliviar a dor.