Tanto as Ratazanas como os Ratos são omnívoros, mas a Ratazana Comum e o Rato Doméstico preferem cereais, ao passo que o Rato Negro prefere frutas e alimentos com elevado teor de humidade....Rato Negro:
Manter os alimentos em recipientes de metal ou de vidro com tampas justas. Manter a sua casa e o jardim o mais arrumado possível, evitando deixar lugares para as ratazanas se esconderem. Colocar os sacos de lixo dentro de contentores de uma forma segura para que os ratos de telhado não consigam ter acesso aos mesmos.
- Pulam até 1 m na vertical, e até 1,2 m na horizontal. - Podem cair de até 15 m de altura sem se machucarem. - Podem cavar até 1,25 m de profundidade. O melhor seria não criar as condições para que os ratos aparecessem, claro.
Manter os alimentos em recipientes de metal ou de vidro com tampas justas. Manter a sua casa e o jardim o mais arrumado possível, evitando deixar lugares para as ratazanas se esconderem. Colocar os sacos de lixo dentro de contentores de uma forma segura para que as Ratazanas não consigam ter acesso aos mesmos.
Primeiro, o animal explora a abertura com os bigodes, o que faz sentido se a parte do corpo que vai à frente de tudo é seu focinho. Depois que sua cabeça - a maior parte de sua anatomia - atravessa o buraco, ele espreme seu corpo e passa por completo sem problemas.
Efeito imediato Além dele próprio estar correndo riscos pela manipulação e estocagem do produto. O efeito do "chumbinho" em animais é bem rápido, aparecendo 5 a 10 minutos após a ingestão.
Pessoas ou animais que ingerem o chumbinho sentem fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos. Estudos comprovam que seu uso como raticida não é eficiente. Apesar do rato, após comer o veneno, morrer bem próximo ao alimento envenenado.
Os músculos da face se contraem, há manifestação de tremores, fraqueza e, depois, paralisia. Podem ocorrer convulsões, desencadeando em insuficiência respiratória e morte, em diversos casos.
Agrotóxicos carbofurano e terbufós são componentes do "chumbinho", utilizado ilegalmente como raticida. Produto muito vendido de maneira ilegal para matar ratos em várias cidades, o “chumbinho” está em muitos dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
O envenenamento é o efeito produzido no organismo por um veneno, quer este seja introduzido pela via digestiva, pela via respiratória ou pela pele. Arrepios e sudação abundante, dores abdominais, náuseas e vómitos, diarreia, vertigens, prostração, síncope (desmaio), agitação e delírio.
Os registros mostram que, em algumas lojas, os comerciantes conhecem os riscos de vender o produto ilegal, que pode culminar até com o fechamento da loja. Mas com um pouco de insistência, é possível comprar a substância proibida com facilidade, ao custo de R$ 20.
Sementes de girassol Alguns raticidas apresentam a impregnação do ativo apenas na casca o que não garante a eficácia do produto uma vez que os ratos e camundongos abrem as sementes para comerem o miolo (=tulipa). Por esta razão funciona melhor aqueles que têm o ativo impregnado não apenas na casca, mas também no miolo.
Comumente, para atrair os roedores, o veneno é deixado junto com alimento e isso acaba despertando a atenção dos animais domésticos. A ingestão de ratos mortos pelo veneno também é causa frequente de intoxicação em cães e gatos.
É um raticida anticoagulante que age inibindo a ativação da vitamina K, afetando assim os mecanismos de coagulação. Provoca também lesões capilares, que somado à ação anticoagulante, aumenta a tendência ao sangramento.
MODO DE USAR: Como recomendação geral, deve-se colocar 25 g de isca peletizada ou 1 bloco parafinado em cada toca e em cada ponto de iscagem.
Quando o descuido leva à falta de controle dessas pragas e as chineladas e os aerossóis deixam de ser eficientes, o único jeito de combater o problema é com a dedetização. Os métodos mais comuns de dedetização são spray, gel, pó e isca.
Facilmente se encontra esses ninhos debaixo de geladeira, fogões e armários. Em locais fechados por muito tempo, há acúmulo de poeira e o pó auxilia na identificação das pegadas desses animais. Os ratos deixam odor parecido com amônia, é perceptível em locais fechados como armários.