Resposta. Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.
A pressão atmosférica é uma das forças mais atuantes em nosso cotidiano, é ela quem tem o poder de modificar até nossos batimentos cardíacos e nossa respiração, o que de fato: é o que nos faz estar vivos. É uma coadjuvante da gravidade, da pressão e da força. Atuam juntas na forma como dispõe a organização do Universo.
Muitas pessoas que vivem ao nível do mar quando ascendem a uma altitude moderada (2.
A água ferve quando suas bolhas preenchidas de vapor de água vencem a pressão atmosférica que as empurram para o fundo do recipiente. À medida que fornecemos calor, chega um determinado ponto em que a pressão dentro da bolha de vapor fica maior que a pressão externa e a bolha sobe.
A pressão atmosférica é de 1 atm ou 760 mm de mercúrio ao nível do mar, mas dentro da panela de pressão ela pode variar de 1,44 atm a 2 atm. Além disso, outro fato notável é que enquanto o ponto de ebulição da água é de 100°C ao nível do mar, a temperatura interna da panela de pressão pode chegar a cerca de 120°C.
Em dado momento, a válvula de pressão (ou seja, o pino que fica bem no meio da tampa) começará a chiar e balançar. Mas, não é preciso entrar em pânico: o chiado da válvula é sinal de que a panela está funcionando. Isso acontece porque ela passa a dosar a quantidade de vapor quando o conteúdo pega fervura.
A parte principal da panela de pressão é sua tampa. Nela vai a borracha de vedação que garante que a pressão fique toda ali dentro. ... Se ela salta para fora, garante que a pressão saia, prevenindo problemas na sua panela. Por isso ela deve estar sempre posicionada para baixo.
Dicas importantes para cozinhar com a panela de pressão – Nunca tente abrir a panela antes de deixar todo o vapor sair. Existem truques caseiros para acelerar esse processo, como colocar a panela debaixo da torneira ou usar um garfo para levantar o pino, mas eles podem provocar acidentes. Evite!
Infelizmente não. Pois assim, a panela explodiria porque o pino ajuda a sair a pressão pouco a pouco, então, se não tivesse, sairia de uma vez a pressão e explodiria.
Pegue a tampa da sua panela de pressão, retire a Válvula de Trabalho e posicione a tampa contra a luz, para verificar se o Pino de Saída de Vapor está desobstruído.
Para abrir a panela, empurre a trava de segurança (6) para frente e gire o cabo da tampa para a direita até a marcação da tampa ficar alinhada com a marcação do cabo. Depois, levante a tampa.
As peças de reposição para panelas de pressão podem ser adquiridas na rede de assistência técnica autorizada Tramontina.
Como a panela é hermeticamente fechada, o vapor d'água não tem por onde escapar, o que faz com que a pressão interna aumente até certo limite. Além desse limite a pressão interna consegue levantar o pino da válvula, liberando vapor e impedindo que a pressão interna aumente e a panela exploda.
Para permitir que o excesso de vapor dentro da panela saia, evitando, assim, que ela exploda, existem duas válvulas. Uma delas apresenta um pino (chamada válvula controle) que sobe e desce, permitindo que o vapor saia e a pressão no interior não suba a níveis excessivos.
A panela de pressão quando bem usada não deve vazar água pela válvula. ... Outro motivo que pode fazer a água vazar é o fogo muito alto. Quando a panela atingir a pressão, abaixe o nível do fogo. Se a válvula a que se refere é a de segurança, uma de borracha, ela deve estar ressequida e deve ser trocada.
Quando colocadas embaixo d'água, mesmo com o choque térmico, não há rompimento do material e, consequentemente, não há expulsão dos pinos (que poderiam atingir a pessoa que está manuseando a panela). ... Para Santana, o perigo mais iminente envolve a falta de manutenção nas panelas de pressão.
Você pode levar a panela para a debaixo de uma torneira e molhá-la com água fria, diminuindo a temperatura para poder abri-la em segurança. ... Lembre-se sempre que enquanto a panela estiver no fogo, é preciso observar se a válvula está funcionando normalmente.
O Corpo de Bombeiros não registrou episódios de repercussão nos últimos meses, mas reforça a recomendação: Em caso de panela de pressão, sempre verificar a vedação, borracha e o pino, e se não tem amassados na panela, porque há risco até nestes pequenos amassados.
Tampe a panela tomando o cuidado que a borracha da tampa esteja bem colocada. Leve ao fogo alto até ferver. Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo. Depois que o tempo de cozimento passar desligue a panela e espere esfriar para sair toda a pressão de dentro antes de abrir.
O ideal é usar água ou outro líquido para o cozimento e para que a panela funcione corretamente. Em seguida, tampe bem a panela. Ou seja, se certifique de que a borracha está bem colocada. Leve ao fogo alto até começar a ferver, que é quando o pino começa a chiar, indicando que a panela pegou pressão.
Como usar a panela de pressão
Na tampa possui uma borracha de vedação, que deverá sempre estar bem colocada. E também observe se ao ferver o alimento, não esteja borbulhando pela sua lateral, sinal que a borracha está mal colocada, estragada ou a tampa amassada.
A principal dica de segurança é não tentar abrir a tampa sem tirar totalmente a pressão. Alguns modelos têm um indicador que mostra qual o nível de vapor no interior da panela. Mas o teste na válvula não falha: se tiver chiado ao mexer, ainda tem pressão.
Entendendo o que acontece dentro da panela de pressão: A panela é fechada de maneira que o vapor d'água que se forma no seu interior, não se dissipa facilmente para o ambiente. ... O ideal é abaixar o fogo no momento em que a água começa a ferver, diminuindo o consumo de gás e obtendo o mesmo resultado.
O tempo de cozimento em uma receita com panela de pressão só começa a ser contado depois que a panela “pega” pressão (que é quando ela começa a apitar e a girar o pino saindo vapor). Depois que a panela já está com pressão, a temperatura da água não vai subir mais, então você pode abaixar o fogo.