Uma ONG deve ser fundada de acordo com a previsão da lei para este tipo de organização. Ela deve ser registrada em Cartório, ser cadastrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e ter o seu modo de funcionamento definido em um Regulamento. A ONG pode ser fundada como uma associação ou uma fundação.
Como administrar uma ONG
CONCEITO DE ONG. As organizações não governamentais (ONGs) são entidades privadas da sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo propósito é defender e promover uma causa política. ... Desde então serve para designar as iniciativas privadas sem fins lucrativos e que não surgiram de acordos entre Estados.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades que não têm fins lucrativos e realizam diversos tipos de ações solidárias para públicos específicos. Elas podem atuar nas áreas da saúde, educação, assistência social, economia, ambiente, entre outras, em âmbito local, estadual, nacional e até internacional.
As Organizações Não-Governamentais (ONGs) ambientais lutam em defesa do Meio Ambiente, pesquisas, educação ambiental, etc. ... O objetivo nas ONGs sérias convergem na maioria dos projetos na preocupação em diminuir a enorme distancia entre "teoria e a prática", despertar o cidadão consciente na tutela da Natureza.
As ONGs trabalham para aumentar a eficiência das políticas públicas e inovar nas soluções, otimizando seus resultados. Elas ajudam a criar e desenvolver redes de conhecimento e de ação. Com flexibilidade e dinamismo, é mais fácil trocar informações e buscar parceiras entre aqueles que buscam o mesmo propósito.
Ao contrário das ONGs, as organizações governamentais são entidades mantidas pelos governos: Federação, estados ou municípios. As organizações governamentais recebem, diretamente, verbas públicas destinadas ao cumprimento de seu efetivo trabalho em prol das áreas em que elas atuam.
Áreas de atuação
Uma sociedade civil organizada é uma estrutura organizativa cujos membros servem o interesse geral através de um processo democrático, atuando como intermediários entre os poderes públicos e os cidadãos. ... São exemplos destas organizações: os parceiros sociais (sindicatos e grupos de empregadores);