Os chamados pneus slick, totalmente lisos, são utilizados para pista seca durante as competições, pois possuem maior área de contato com o solo, garantindo assim uma melhor performance.
Antigamente existiam dois tipos básicos de pneus, os chamados lisos (direcionais ou eixos livres) e os borrachudos (eixos de tração). ... Cada desenho ou tipo de construção (radial ou diagonal) são projetados para o pneu executar determinados tipos de serviços ou funções.
As diferenças começam já na parte visual. “Os pneus off contam com uma banda de rodagem mais espaçada, sulcos mais largos e carcaça reforçada. Já os do tipo on possuem sulcos menores que aumentam a área de contato com o solo”, diz o gerente de Marketing, Produto e Motor Sports da Pirelli, Fábio Magliano.
A durabilidade de um pneu utilizado em condições normais é de 60 mil quilômetros. Mas depende muito das condições de uso, do modo de dirigir do condutor e o estado das vias percorridas.
Pelas vias de regras, um pneu deve agüentar entre 40 a 100 mil km, dependendo da potência e do peso do carro, do tipo de condução e dos cuidados do usuário, além do uso, que pode ser fora-de-estrada, esportivo, urbano, rodoviário, entre outros.
Quais os riscos de rodar com um pneu vencido? Da mesma forma que um pneu careca coloca um veículo em risco de derrapar e de ser perfurado com mais facilidade, o pneu vencido pode perder a resistência e a aderência ao piso.
cinco anos
5 anos
As bolhas se formam porque nessas situações uma parte do pneu (a lona de poliéster) se rompe internamente e assim a pressão do ar empurra a borracha para fora, tornando o problema mais visível do lado externo. Se o carro continuar rodando, é provável que ele vai estourar.
As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação. Os dois primeiros (33, no exemplo) significam que foi produzido na 33ª semana do ano. Os dois últimos (15), registram o ano: 2015, no caso.
E são várias as especificações técnicas que surgem na lateral de um pneu. ... A letra P significa que é um pneu para veículos de passageiros; LT significa que é para camionetas; Largura do pneu: A largura do pneu é medida em milímetros (mm), de um flanco ao outro.
cinco anos
Construção do pneu O liner e a carcaça têxtil são aplicados sobre o tambor. Na sequência, os talões e as paredes laterais são colocados dos dois lados. A máquina infla o centro do pneu, que toma a forma que conhecemos. São, então, aplicadas as lonas de aço e a banda de rodagem, previamente cortadas.
Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.
Depois do processo de avaliação os pneus passam pelas etapas:
Na figura 1, vemos um pneu convencional de duas, quatro ou mais lonas. Cada lona é colocada sobre a outra com os cordonéis em sentido diagonalmente oposto a anterior. Na figura 2, vemos um pneu de construção Radial. Os cordonéis de sua carcaça são dispostos em linha reta de talão a talão.
As chamadas lonas ou lonas de corpo são camadas de tecido revestidas com borracha que formam a carcaça do pneu. Elas se localizam de forma perpendicular à banda de rodagem nos pneus radiais e podem ser de poliéster, nylon ou aço. ... Quanto mais lonas o pneu tiver, mais resistente ele será.
Lona carcaça (7): parte interior da estrutura resistente do pneu cujos cordonéis estendem-se de um talão a outro. Flancos ou lateral (8): partes do pneu compreendidas entre os limites da banda de rodagem e os talões, também conhecido como flanco costado.
Um pneu radial é composto, por um lado, por uma carcaça flexível, disposta de maneira radial; e por outro, por armadura metálica para estabilizar a banda de rodagem. O trabalho dos flancos é, portanto, independente do trabalho da banda de rolamento. Um pneu diagonal é composto por uma sobreposição de lonas cruzadas.