Entre as complexidades do estudo atômico está a determinação do tamanho do átomo ou, melhor, o raio atômico. Essa propriedade periódica descreve a distância do núcleo até o elétron mais externo de seus níveis eletrônicos.
Na tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo na posição vertical. Já na horizontal, eles aumentam da direita para esquerda. O elemento químico que possui maior raio atômico é o Césio (Cs).
flúor
Olá! O raio atômico está intimamente relacionado com o número de camadas de elétrons que o átomo possui. ... Quanto maior o número de camadas eletrônicas, maior será o raio atômico (numa mesma família, o raio aumenta de cima para baixo).
Resposta. Resposta curta e grossa: o raio atômico deve ser analisado de acordo com o período ou a família/grupo. O frâncio está no grupo dos metais alcalinos-terrosos. Todos os elementos desta tem valência +1, logo um elétron na camada mais externa.
argônio
O raio atômico se refere ao tamanho do átomo. Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. O átomo que possui o maior número de prótons exerce maior atração sobre seus elétrons. ... O elemento de maior raio atômico é o Césio.
Resposta. O cálcio. Pois o raio atômico cresce da direita para a esquerda e de cima para baixo, e como o cálcio está mais abaixo que o Mg, logo tem o maior raio.
frâncio
Berílio
Berílio
Os elementos que recebem o nome de metais alcalinoterrosos são aqueles que pertencem à família 2 ou IIA, da Tabela Periódica. Tal grupo compreende os seguintes elementos químicos: Be (Berílio), Mg (Magnésio), Ca (Cálcio), Sr (Estrôncio), Ba (Bário) e Rádio (Ra).
Os metais alcalinos terrosos fazem parte da família IIA ou do grupo 2 da Tabela Periódica. Receberam esse nome porque suas terras, que é o antigo nome dos óxidos, são básicas, ou seja, alcalinas. ... Além disso, todos os elementos do Grupo 2 são bastante reativos.
COMO APRESENTAM LIGAÇÕES METÁLICAS MAIS FORTES QUE OS METAIS ALCALINOS, OS METAIS DO GRUPO 2 SÃO MAIS DUROS, SUAS ENERGIAS DE LIGAÇÃO SÃO MAIORES E SEUS PF E PE SÃO MUITO MAIS ELEVADOS QUE OS DOS METAIS DO GRUPO 1.
Os metais alcalinos também reagem rapidamente com o oxigênio, produzindo óxidos. Em regra geral, esses elementos são moles, de baixa densidade, altamente reativos e eletropositivos. Outras duas características importantes no grupo são a eletropositividade e a reatividade.
Os calcogênios são elementos químicos localizados na família VI A da Tabela Periódica e possuem seis elétrons na camada de valência.
Calcogênio ou calcogénio é todo e qualquer elemento químico do grupo da Tabela Periódica 16 (6A). Os números de oxidação +2, +4 e +6 ocorrem quando os elementos do grupo formam compostos com outros elementos do seu próprio grupo, ou com os elementos do grupo 17 (7A), os halogênios. ...
Calcogênio é qualquer elemento químico pertencente do grupo 16 ou 6A da Tabela Periódica. ... Este grupo é formado pelos seguintes elementos: Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te), Polônio (Po), Ununhexium (Uuh).
Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).
Aplicação: é um gás usado em bexigas e balões dirigíveis, quando engarrafado é usado por mergulhadores de grande profundidades. De símbolo Ne, o Neônio tem número atômico 10 (10 prótons e 10 elétrons) e massa atômica de 20,183u. Ele é considerado o segundo gás mais leve da tabela.