O material que compõem o lixo inorgânico não possui origem biológica, ele é produzido por meios não-naturais, ou seja, produzidos pelo homem, como o plástico, alumínio, vidro e outros materiais.
Que não é produzido por um organismo animal ou vegetal.
Dentre os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil destacamos: cana, soja, cacau, gengibre, guaraná, manga, morango, pêssego, tomate e uva. Para adquirir produtos orgânicos basta que o produto tenha um certificado de procedência na embalagem.
As principais desvantagens da agricultura orgânica são:
Podemos referir à agricultura orgânica como um processo produtivo totalmente comprometido com culturas naturais e produção de alimentos orgânicos visando garantir a saúde dos consumidores. Esse modo de produção focado na qualidade dos produtos assegura o fornecimento de alimentos saudáveis e mais saborosos.
A agricultura, termo de origem latina que significa “arte de cultivar os campos”, é uma atividade desenvolvida há milhares de anos. Seu principal objetivo é a produção de alimentos, tais como verduras, legumes, frutas, cereais, etc. ... Para a realização da agricultura é necessária a utilização de várias técnicas.
Os sistemas orgânicos de produção agropecuária buscam a otimização do uso dos recursos naturais e socieconômicos disponíveis, mantendo a integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia ...
A segurança alimentar também é impactada pela agroecologia. A agricultura de produção orgânica e agroecológica é capaz de alimentar as pessoas no Brasil e no mundo de forma saudável, sustentável e segura. A maior produção agroecológica no País, por exemplo, produz cerca de 70% da comida dos brasileiros.
O cultivo orgânico de alimentos é entendido como a forma de produção que não faz uso de produtos químicos, como adubos, defensivos, promotores de crescimento, entre outros. Essa técnica busca, primeiramente, manter ou aumentar os níveis de matéria orgânica do solo, para então prosseguir com o plantio.
Verificado por especialistas O solo é adubado com esterco animal e não sofre ação química, com isso tem o desenvolvimento da vida nesse solo, como minhocas, bactérias e fungos benéficos.