O esplênio do corpo caloso é uma dilatação posterior do tronco do corpo caloso. ... O fórnix é uma outra estrutura importante, que está associada ao corpo caloso. Ele é um conjunto de fibras, organizadas na forma de feixe e composto por duas metades: uma lateral e uma medial.
Sua extremidade anterior denomina-se tubérculo anterior do tálamo. Sua extremidade posterior é chamada pulvinar. O tálamo é uma região de grande importância funcional e atua como estação de retransmissão para os principais sistemas sensitivos (exceto a via olfatória).
As comissuras interhermisféricas são um conjunto de estruturas formadas por fibras nervosas que conectam diferentes regiões dos dois hemisférios cerebrais . Essas comissuras fazem parte da substância branca, composta por fibras de associação, fibras comissurais e fibras de projeção.
Ponto de união dos lábios no canto da boca. Feixe de fibras nervosas que unem entre si duas regiões do cérebro, do cerebelo e da medula e que tem designações próprias e diversas (basal, branca anterior, branca posterior, caudal, do hipocampo, cinzenta, olivar, etc., etc.).
Falta de desenvolvimento, desde a vida embrionária, de um órgão ou tecido.
Significado de Aforia substantivo feminino [Medicina] Esterilidade.
A síndrome de De Morsier (ou displasia septo-óptica) é uma doença rara, com incidência estimada em 1 a cada 10000 nascidos vivos, que se caracteriza por defeitos da linha média (agenesia de corpo caloso e/ou septo pelúcido), hipoplasia de nervo óptico e anormalidades hormonais pituitárias1-3.
O corpo caloso é um grande trato (feixe) de substância branca que liga os dois hemisférios do cérebro. É uma parte estrutural e funcional incrivelmente importante do cérebro. Permite-nos perceber a profundidade e permite que os dois lados do nosso cérebro se comuniquem.
O termo disgenesia gonadal pura (DGP) é aplicado a indivíduos fenotipicamente femininos, sem ambigüidade genital, presença de derivados müllerianos, gônadas dis- genéticas e cariótipo normal, 46,XX ou 46,XY; daí a clas- sificação em DGP XX e DGP XY.
O telencéfalo inclui, entre outros, o lobo frontal (azul), parietal (amarelo), temporal (verde) e occipital (rosa). ... O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro.
Na face súpero-lateral identificamos os quatro lobos do telencéfalo (frontal, parietal, temporal e occipital). Dois grandes sulcos são visíveis: sulco central e sulco lateral. Sulco central (“sulco de Rolando”): separa os lobos frontal e parietal. Inicia-se na face medial do telencéfalo, terminando no sulco lateral.
O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena linha mediana situada na porção anterior do III ventrículo. ... Os hemisférios possuem cavidades, os ventrículos laterais direito e esquerdo, que se comunicam com o III ventrículo pelos forames interventriculares.