Também chamado de radiografia, o raio-x é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos. É o teste mais antigo dessa categoria, descoberto em 1895 por acaso, em um laboratório de física na Alemanha.
Os irradiadores compõe-se, basicamente, de três componentes fundamentais: Uma blindagem, • uma fonte radioativa e • um dispositivo para expor a fonte.
Significado de Irradiador adjetivo, substantivo masculino Que ou o que irradia, irradiante; radiador.
A As fontes usadas em gamagrafia (radiografia com raios gama), requerem cuidados especiais de segurança pois, uma vez ativadas, emitem radiação, constantemente. Deste modo, é necessário um equipamento que forneça uma blindagem, contra as radiações emitidas da fonte quando a mesma não está sendo usada.
A tecnologia que utiliza raios gama, nada mais é do que uma inspeção radiográfica, que permite detectar defeitos, imperfeições e corrosões em grandes equipamentos e tubulações. Por exemplo, na construção do gasoduto Brasil-Bolívia, a técnica foi utilizada para garantir a integridade da tubulação.
As fontes tradicionalmente utilizadas na Gamagrafia Industrial são dos seguintes isótopos radioativos (radioisótopos): Irídio-192, Selênio-75 e Cobalto-60, entre outros.
Os aparelhos de ultrassonografia industrial captam as reflexões sônicas refletidas pelo material analisado através de um cabeçote. Estas informações são analisadas pelo aparelho e mostradas num visor, no qualo técnico poderá averiguar edeterminar a existência, ou não, de quaisquer descontinuidades na estrutura.
O ensaio de ultrassom industrial é uma técnica muito utilizada na indústria que tem como finalidade detectar as descontinuidades das peças e equipamentos por meio de sons e vibrações.
No ensaio por ultrassom ondas sonoras com frequência acima de 20 kHz geradas a partir de um aparelho eletrônico são enviadas através do material ensaiado. Na interrupção total ou parcial dessas ondas devido a pontos de descontinuidade interna da peça uma parte é refletida e outra é refratada.
O ensaio por ultrassom constitui uma ferramenta indispensável para garantia da qualidade de peças de grandes espessuras, com geometria complexa de juntas soldadas e chapas. É aplicado na indústria moderna, principalmente nas áreas de caldeiraria e estruturas marítimas.
Ultrassom é um som a uma frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber, aproximadamente 20 000 Hz. Dispositivos ultrassônicos operam de 20 kHz até vários gigahertz. O ultrassom é usado em diversos campos. Dispositivos ultrassônicos são usados para detectar objetos e medir distâncias.
Os técnicos de ensaios não destrutivos confiam na Magnaflux para fornecer acoplantes para ensaio de ultrassom que potencializam a relação entre o transdutor e a área de inspeção e que possam produzir resultados confiáveis em detecção de falhas, medição de espessura, medição de fluxo e ensaio de emissão acústica.
O que é a Inspeção por Partículas Magnéticas? Um método de Ensaio Não Destrutivo que torna possível a detecção de descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos (o material pode ser magnetizado).
Para realizar um ensaio por partículas magnéticas é imprescindível que a peça seja magnetizada. O processo de magnetização é gerado por uma corrente elétrica que tanto pode passar por dentro da peça, que faz parte do circuito elétrico do equipamento de magnetização, quanto por fora dela, por meio de uma bobina.
Assinale a alternativa onde todos os materiais podem ser ensaiados por partículas magnéticas:
O Yoke Y-8 é um equipamento eletromagnético de corrente contínua à bateria, com kit de carregamento, utilizado para identificar indicações superficiais e subsuperficiais durante o ensaio de partículas magnéticas.
A Metal-Chek é uma empresa 100% nacional, líder no mercado para ensaios não destrutivos pelos métodos de Líquido Penetrante (LP) e Partículas Magnéticas (PM), utilizados na produção e manutenção de peças de metal, cerâmica, plástico e outros materiais não porosos.
Os ensaios mecânicos destrutivos mais utilizados são classificados da seguinte forma:
Na construção civil, as aplicações destes ensaios são para verificar as resistências à compressão, localizar e detectar corrosão em armaduras do concreto armado e encontrar defeitos localizados como rachaduras e vazios, dentre outros. ...