EQST

O Que O Crime Do Colarinho Branco?

O que é o crime do colarinho branco?

O crime do colarinho branco (ou crime corporativo, mais corretamente) refere-se ao crime não-violento, financeiramente motivado, cometido por profissionais de negócios e do governo. ... Os advogados podem se especializar em crimes de colarinho branco.

Como surgiu o crime do colarinho branco?

O termo "crime do colarinho branco" (White-Collar Crime), surgiu em 1939 durante um discurso dado por Edwin Sutherland, a American Sociological Association. ... As penalidades para as ofensas do crime de colarinho branco incluem multas, a restituição, o aprisionamento, etc.

Como o crime do colarinho branco afeta a sociedade?

Os chamados crimes de colarinho branco são normalmente praticados sem violência, mas que provocam estragos irreparáveis à sociedade e ao país. ... Os crimes cometidos sem violência, violam o direito econômico profundamente e a sociedade somente irá percebe ao longo do tempo o quanto este tipo de crime é devastador.

O que são trabalhadores de colarinho azul?

A expressão colarinho azul é utilizada para se referir a duas realidades: no âmbito da Sociologia do trabalho, ela se refere aos trabalhadores de colarinho azul (blue collar worker) que são os membros da classe trabalhadora que normalmente realizam trabalhos manuais ou braçais, ex. indústria e construção civil.

Quanto aos crimes de colarinho branco e a Macrodelinquência?

Ao conceituar os crimes do colarinho branco, Luiz Flávio Gomes aduz que: Entendemos por macrodelinquência econômica a que envolve delitos econômicos, financeiros, tributários, previdenciários, ecológicos, imobiliários, lavagem de capitais, evasão de divisas, corrupção política etc.

O que é crime de colarinho azul?

Expressão cunhada pela doutrina penalista a partir dos estudos do sociólogo norte americano Edwin Sutherland, ela se refere aos delitos essencialmente praticados por indivíduos que gozam de elevado status social e/ou ocupam posição de destaque na iniciativa privada ou no serviço público.

Qual é a análise do crime do colarinho branco que a escola de Chicago faz?

A base sociológica de Sutherland Dissociar crime e pobreza foi um resultado importante para a análise do “colarinho branco”, porque, trata-se do crime praticado pelas pessoas respeitáveis e que convivem no ambiente próprio das elites sociais.

Quem são os colarinho branco da atualidade?

Colarinho-branco é um termo informal que se refere a um profissional assalariado ou a um profissional ensinado a executar tarefas semiprofissionais. Estas tarefas são administrativas, burocráticas ou de gerenciamento, opondo-se às do "colarinho azul", cujo trabalho requer emprego de mão-de-obra física.

O que é colarinho branco e azul?

Diferente do colarinho branco, a expressão colarinho azul também é uma expressão usada para reconhecer o agente causador do crime, desse modo, essa expressão refere-se aos criminosos menos afortunados e com pouco desenvolvimento intelectual que cometem pequenos crimes como furto, roubo, receptação, estelionato.

O que é Macrodelinquencia?

Macrodelinquência é o crime organizado em que a vítima é a coletividade e envolve a pratica de ilícitos sofisticados com o uso abusivo de instrumentos da economia.

O que é colarinho preto?

Colarinho preto – Trabalhadores manuais em indústrias nas quais os trabalhadores geralmente ficam muito sujos, como mineração ou perfuração de petróleo; também tem sido usado para descrever trabalhadores em profissões ilegais.

Como Mills denominou os trabalhadores de colarinho branco?

Os trabalhadores de colarinho-branco, que Mills denominou nova classe média, se diferenciam dos da "antiga" classe média quanto à qualificação profissional. São gerentes e administradores requisitados sobretudo pelo desenvolvimento tecnológico ocorrido em meados do século XX.

Quem são os trabalhadores de colarinho branco?

Colarinho-branco é um termo informal que se refere a um profissional assalariado ou a um profissional ensinado a executar tarefas semiprofissionais. Estas tarefas são administrativas, burocráticas ou de gerenciamento, opondo-se às do "colarinho azul", cujo trabalho requer emprego de mão-de-obra física.

O que é considerado crime violento?

Os chamados crimes violentos são um indicador que soma as ocorrências de homicídio consumado e tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado e tentado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado e extorsão consumado e tentado ...

Quais as teorias do conflito?

Marxismo, feminismo,diversas perspectivas weberianas e muitas outras – todas essas vertentes empregam alguma versão da teoria do conflito. As teorias do conflito investigam a importância dessas estruturas sociais na sociedade,as quais produzem tensões e rivalidades crônicas que eventualmente eclodem em violência.