O contexto histórico-cultural é permeado por elementos constituintes que oferecem uma espécie de mediação simbólica entre o contexto e os su- jeitos. Esses elementos são conhecidos como signos, que são instrumentos de mediação.
Contexto histórico Indica circunstâncias ou fatos relacionados a um momento de determinada época, como um cenário político, social, cultural e econômico.
Significado de Contexto O que está ao redor de algo ou de alguém; ambiente: contexto religioso, social, político. O que compõe o texto na sua totalidade; reunião dos elementos do texto que estão relacionados com uma palavra ou frase e contribuem para a modificação ou esclarecimento de seus significados.
Os códigos linguísticos se referem à comunicação que os indivíduos usam para transmitir uma mensagem. Isso implica que os códigos que são baseados em algum idioma, e eles podem ser escritos ou orais.
O signo linguístico representa o significante e o significado. Ao ouvir a palavra “casa”, você pensará nas letras que a compõem (c-a-s-a) e nos fonemas que a representam (/k/ /a/ /s/ /a/) . Isso é o significante.
O signo é átomo da linguagem, ele é a unidade fundamental de entendimento de um código e pode ser decomposto em dois níveis de compreensão: Significante: É o elemento tangível, perceptível, material do signo. Significado: É o conceito, o ente abstrato do signo.