Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
Operação da Multiplicação
O que é multiplicação? É uma operação matemática básica que estende o conhecimento da adição para o caso em que as parcelas têm o mesmo valor. ... Ela é uma evolução natural da adição, pois é definida de modo que represente a soma de determinado número de conjuntos que possuem a mesma quantidade de elementos.
Para começar, multiplique o número das unidades inferior pelo número das unidades superior. Em seguida, multiplique o mesmo número das unidades pelo número na casa das dezenas superior. Você também precisa multiplicar o número na casa das dezenas inferior pelos dois números superiores.
19 estratégias para fazer cálculos mentais rapidamente
A adição é comutativa, ou seja: a + b = b + a. Isso quer dizer que, na soma de dois números, tanto faz a ordem em que eles são somados. Por exemplo: 10 + 20 = 20 + 10 = 30; A adição é associativa, ou seja, (a + b) + c = a + (b + c).
Use o dinheiro para ensinar as crianças a somar valores como 5, 10 e 25 centavos....Demonstre o funcionamento da soma através de objetos.
Consiste em subtrair dois ou mais números tendo um outro número como resultado. O sinal indicativo da subtração é o “sinal de menos” (–). Os números antes do sinal de igual são chamados de minuendo e subtraendo. O valor após o sinal de igualdade é chamado de diferença ou resto.
Sempre que uma ordem precisar emprestar algo para outra ordem, ela não pode emprestar mais do que um, ou seja, as dezenas podem emprestar 1 dezena para as unidades, as centenas podem emprestar 1 centena para as dezenas e assim por diante. Devemos começar a subtração pelo final, na ordem das unidades.
A Adição e Subtração de Frações é feita somando-se ou subtraindo-se os numeradores, conforme a operação. Quanto aos denominadores, desde que sejam iguais, mantêm a mesma base. Lembre-se que nas frações, o termo superior é o numerador e o termo inferior é o denominador.
Reagrupar significa exatamente isso: você adiciona, forma um novo grupo e “reagrupa”. A subtração tem “recurso a uma ordem superior”. Você quer subtrair, por exemplo, 25 de 143. Como não consegue subtrair 5 de três, então “recorre a uma ordem superior”.
Números que têm dois algarismos podem ser entendidos como tendo UNIDADES ( as unidades vão do 0 até o 9 ) e também dezenas. Sempre que o número de unidades na SOMA de dois números exceder o número 9, iremos fazer o REAGRUPAMENTO.
Subtração de frações com denominadores diferentes Depois dividimos 6 pelo denominador da primeira fração e multiplicamos pelo numerador também da primeira fração: 6 ÷ 3 = 2 x 9 = 18. Depois dividimos 6 pelo denominador da segunda fração e multiplicamos pelo numerador também da segunda fração: 6 ÷ 2 = 3 x 5 = 15.
Para realizar a adição ou subtração de duas ou mais frações, basta realizar o Mínimo Múltiplo Comum - MMC dos denominadores e, em seguida, dividir o MMC pelo denominador de cada fração e multiplicar o resultado pelo numerador.
Adição e subtração de frações
Bem, para somar uma fração com número inteiro é fácil, vou te explicar: EX: Neste caso devemos prosseguir da seguinte fórmula: 1°- fazer o MMC (mínimo múltiplo comum) entre 8 e 1, colocar o resultado em baixo e trabalhar com as duas frações (a original e a que você está montando);
Número inteiro em fração Se pegarmos o número 5 para representá-lo em forma de fração basta achar um número que dividido por outro número o resultado seja 5. Por exemplo: 10 : 2 ou 20 : 4 ou 300 : 60, então dizemos que: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Fração aparente é um tipo de fração imprópria, sendo que os numeradores são múltiplos dos denominadores, ou seja, ao dividirmos o numerador pelo denominador iremos obter valor inteiro como resposta. A fração representa dois inteiros completos, pois 6 : 3 = 2, assim considerada aparente.
Para simplificá-la, divida o numerador pelo denominador e escreva o resto em forma de fração.
Explicação passo-a-passo: Multiplique o número inteiro pelo numerador. Ao trabalhar com números inteiros, basta multiplicar o número pelo numerador (número de cima) de uma fração. O denominador permanece o mesmo durante todo a multiplicação.