EQST

O Que Migrnea Crnica?

O que é migrânea crônica?

Migrânea é um tipo de dor de cabeça latejante conhecida popularmente como enxaqueca. O nome migrânea tem origem grega "hemi" "metade" "kranion" "cabeça" e designa a dor que afeta metade da cabeça.

O que é paciente com migrânea?

O que significa migrânea associada à tontura? Muitas pessoas são familiarizadas com a migrânea – uma dor de cabeça associada com sensibilidade à luz e barulhos. Pesquisadores acreditam que as migrâneas acontecem devido a uma redução do fluxo sanguíneo cerebral que ocasiona uma mudança na atividade nervosa nesta região.

O que significa migrânea sem aura?

A enxaqueca sem aura – também conhecida por migrânea sem aura – é uma das dores de cabeça mais frequentes na humanidade com impacto negativo significativo, tanto pessoal, familiar, social, bem como no desempenho no trabalho e por extensão na economia.

Qual a diferença entre migrânea e enxaqueca?

A enxaqueca, também chamada de migrânea, é um tipo específico de dor de cabeça, que apresenta causas, sintomas e formas de tratamento bem específicas. A migrânea costuma provocar uma dor de cabeça de moderada a forte intensidade, do tipo latejante ou pulsátil, e acomete tipicamente apenas um dos lados da cabeça.

Como diagnosticar migrânea?

Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é clínico, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente. Em alguns casos podem ser feitos exames para identificar se existem outros fatores interferindo na dor de cabeça e confirmar a suspeita de enxaqueca.

O que é migrânea basilar?

Migrânea basilar é uma forma incomum de migrânea que evolui com sinais de disfunção do tronco cerebral, como diplopia, disartria, vertigem, zumbido, ataxia, alteração do nível de consciência, paresias e parestesias bilaterais.

O que é migrânea Hemiplegica?

A migrânea hemiplégica é uma forma rara de migrânea com aura que inclui fraqueza motora plenamente reversível. Objetivo: descrever um caso de paciente portador de migrânea hemiplégica ressaltando sua importância como diagnóstico diferencial no departamento de emergência.

O que é com aura ou sem aura?

A diferença é se apresenta ou não uma aura. A aura é geralmente seguida por uma dor de cabeça. Em alguns ataques de enxaqueca, no entanto, as pessoas podem apresentar aura, mas sem dor de cabeça. Isso já foi chamado de “enxaqueca silenciosa” ou “enxaqueca cerebral”.

O que é uma enxaqueca com aura e sem aura?

A enxaqueca sem aura é responsável por acometer a maioria dos pacientes enxaquecosos. As suas características são: pelo menos 5 crises (que duram entre 4 a 72 horas), manifestação de náuseas/vômitos e/ou aversão à luz ou ao barulho, dor pulsátil/unilateral ou dor de moderada a intensa e agravamento com esforço físico.

Quais as complicações da enxaqueca?

complicações neurológicas permanentes. Enxaqueca recorrente crônica (crises em 15 ou mais dias do mês, por mais de três meses, na ausência de abuso de medicamentos) pode causar incapacitação por dor e afetar a execução de atividades diárias e a qualidade de vida.

Qual o exame é feito para saber se tem enxaqueca?

Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é clínico, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente. Em alguns casos podem ser feitos exames para identificar se existem outros fatores interferindo na dor de cabeça e confirmar a suspeita de enxaqueca.

Quem pode diagnosticar enxaqueca?

Neurologista: o médico que cuida da enxaqueca O neurologista é um médico treinado em diagnosticar e tratar distúrbios e doenças do cérebro, medula espinhal, nervos e músculos. Você pode também procurar alguma clínica que seja especializada no tratamento de dores de cabeça.

O que significa enxaqueca basilar?

Conforme já expliquei em um post anterior, a enxaqueca basilar é um tipo de enxaqueca com aura – isto é, com aquela sensação estranha que a pessoa sente antes da dor e que, para muitos, é difícil de definir. O nome correto do quadro é: migrânea tipo basilar.

O que é enxaqueca hemiplégica ou basilar?

A enxaqueca hemiplégica (HM) é uma variante rara de enxaqueca com aura caracterizada pela presença de fraqueza motora durante a aura.

Como saber se eu tenho enxaqueca com aura?

Principais sintomas
  1. Sensação de ruídos no ouvido;
  2. Dificuldade para falar;
  3. Tontura ou perda do equilíbrio.
  4. Dificuldade para movimentar os olhos;
  5. Visão borrada;
  6. Transpiração excessiva;
  7. Náuseas ou vômito;
  8. Formigamento na cabeça, lábios, língua, braços, mãos ou pés;
Mais itens...