EQST

O Que Metrite Em Vacas?

O que é metrite em vacas?

A metrite é uma inflamação severa que envolve todas as camadas do útero: endométrio, submucosa, muscular e serosa (BONDUTANT, 1999). Geralmente é notada no período de até 21 dias pós parto e tem mais chances de acontecer nos dez primeiros dias após a parição.

Como tratar metrite em vacas?

No caso das metrites, a maioria dos estudos recomenda antibioticoterapia sistêmica, antitérmicos e fluidoterapia de suporte. No caso das endometrites o tratamento pela infusão intrauterina é o mais utilizado, podendo ser recomendado a antibiótico terapia sistêmica.

Quais os sintomas da metrite?

Diagnóstico de Metrite: As infecções uterinas se diferenciam por secreção fétida, aquosa e de cor chocolate (marrom-avermelhada). Caracteriza-se pelo aparecimento agudo de sinais clínicos que incluem depressão, perda de apetite, emagrecimento, desidratação e queda da produção de leite.

Como tratar metrite puerperal?

O tratamento mais comum é administração de antibióticos próprios e também anti- inflamatórios não esteroides. Já a drenagem do líquido uterino malcheiroso não é recomendado, pois, o útero estará sensível e poderá ser facilmente perfurado, além de poder causar outras complicações como a bacteremia.

Como tratar infecção uterina em vacas?

Elmas et al. (2000) relatam bons resultados após tratamento local de infecções uterinas em vacas, utilizando 1 ou 3g de oxitetraciclina. Brooks (2000) cita eficiência de 73% na cura de animais com infecção uterina tratados com uma única aplicação local (infusão) de 1,5g de oxitetraciclina.

Como fazer infusão uterina em vacas?

Gentrin® Infusão Uterina deve ser administrado diretamente no útero, com o auxílio de uma pipeta de inseminação artificial, obedecendo às dosagens abaixo: Bovinos (vacas): 50 a 100 mL por infusão. Equinos (éguas): 100 a 200 mL por infusão.

Como diagnosticar metrite?

Testes laboratoriais, como o hemograma completo, exame de urina e rastreio para ISTs identificam a bactéria. Exames complementares, como a cistoscopia, avaliação endoscópica das vias urinárias baixas (uretra e bexiga) e ultrassonografia pélvica, podem ainda ser necessários para confirmar o diagnóstico.

O que é metrite aguda Pós-parto?

A metrite puerperal ocorre nas duas primeiras semanas após o parto. No entanto, cerca de 50% dos casos ocorre nos primeiros 7 dias após o parto. Essa doença é caracterizada por uma descarga uterina fétida de coloração avermelhada ou amarronzada e de aspecto aquoso.

Como tratar vaginite em vaca?

A maioria dos estudos recomenda a antibioticoterapia sistêmica para vacas com metrite puerperal (Drillich et al., 2001; LeBlanc et al., 2002), além de antitérmicos e fluidoterapia oral.

Como tratar piometra em vacas?

O tratamento recomendado é a administração de PGF2α ou produtos análogos, causando luteólise, comportamento de estro de três a cinco dias após a aplicação, abertura da cérvix e expulsão do conteúdo acumulado e eliminação dos agentes contaminantes do útero em aproximadamente 90% dos casos tratados (Noakes et al., 2001).

O que é uma cervicite?

A cervicite, também denominada endocervicite, é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que causa inflamação e irritação do colo do útero. Os principais agentes etiológicos são a Chlamydia trachomatis e a Neisseria gonorrhoeae.

O que é Mestrite?

A metrite é uma inflamação da camada interna da parede uterina, decorrente de contaminações bacterianas ou lesões provocadas no útero das vacas.

O que é hipocalcemia em bovinos?

Também conhecida como febre do leite, ou paresia puerperal, a hipocalcemia é uma comorbidade do metabolismo que acomete os bovinos - normalmente as vacas leiteiras que, em sua maioria, são saudáveis. Essa doença acontece no período de transição, que vai do pré-parto ao início da fase de lactação.

O que é piometra bovina?

A piometra ocorre como doença específica do pós-parto em vacas. Caracteriza-se pelo acúmulo de exsudatos purulentos ou mucopurulentos no útero, na presença de corpo lúteo. Afeta cerca de 4% das vacas leiteiras em cada período de lactação.