Um globo é uma representação tridimensional do dado geográfico. Esta representação é mais realística que um mapa planar pois o globo mantém as propriedades espaciais (área, forma, direção e distância). Um mapa é uma representação bidimensional da superfície curva da Terra.
A linguagem tridimensional é um tipo de linguagem não-verbal a qual se define como tendo três dimensões: a altura, a largura e a profundidade.
A medida que precisamos para definir a terceira dimensão está relacionada com a altura desse cubo, também chamada de profundidade, e é ortogonal à largura e comprimento. Objetos tridimensionais, portanto, são aqueles em que é possível medir comprimento, largura e altura (ou profundidade).
A sala, o armário, a caixa, a piscina, o tijolo, entre outras formas geométricas, possuem três dimensões. Esses sólidos possuem volume, isto é, podem armazenar substâncias líquidas. O paralelepípedo lembra o formato de uma piscina e o cubo, o de uma caixa d'água.
O triângulo pode ser classificado segundo seus ângulos internos. Triângulo retângulo: tem um ângulo que mede 90º. Obtusângulo: tem um ângulo maior que 90°. Acutângulo: Tem todos os ângulos menores que 90°.
Constituído por três lados e por três ângulos, o triângulo também corresponde a uma das formas geométricas planas. Existem algumas variações de triângulos que podem ser: isósceles, equilátero, escaleno, retângulo, obtuso, agudo e equiângulo.
Não é necessário fazer as três somas para verificar a possibilidade de um triângulo existir. Basta fazer a soma entre os dois lados menores. Se a soma entre eles for maior que o terceiro lado, então, a soma entre qualquer um deles e o terceiro lado (que é o maior) terá o mesmo resultado.