EQST

O Que Histiocitose Das Clulas De Langerhans?

O que é histiocitose das células de Langerhans?

A histiocitose de células de Langerhans é caracterizada por um distúrbio do sistema reticuloendotelial com proliferação de um tipo específico de células apresentadoras de antígenos, imaturas, as células dendríticas, associadas ou não à reação inflamatória de eosinófilos, neutrófilos e células mononucleares, que ...

Quais os sintomas da histiocitose?

Principais sintomas
  • Tosse;
  • Febre;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Dificuldade para respirar;
  • Cansaço excessivo;
  • Anemia;
  • Maior risco de infecções;
  • Problemas de coagulação;
Mais itens...•4 de out. de 2019

O que é a doença histiocitose?

Histiocitose das células de Langerhans (HCL) é uma proliferação das células mononucleares dendríticas com infiltração local ou difusa nos órgãos. A maioria dos casos ocorre em crianças. As manifestações podem incluir infiltrações nos pulmões, lesões ósseas, exantema e disfunções hepáticas, hematopoiéticas e endócrinas.

O que é doença de Rosai Dorfman?

A doença de Rosai-Dorfman é uma entidade rara que se caracteriza pela proliferação histiocitária e envolve tipicamente os linfonodos cervicais, embora possa se manifestar em outros órgãos.

O que é histiocitose sinusal?

A histiocitose sinusal com linfadenopatia maciça, descrita em 1969 por Rosai e Dorfman,1 é doença benigna e autolimitada, caracterizada por linfadenopatia cervical usualmente acompanhada por febre, leucocitose com neutrofilia e hipergamaglobulinemia policlonal.

O que é Langhans?

As células de Langerhans (CL) são um tipo de células dendríticas, realizando a função de células apresentadoras de antígenos encontradas em tecidos linfóides e não linfóides. Nesses últimos, são especializados na defesa e processamento de antígenos estranhos1.

Onde são encontradas as células de Merkel e as Células de Langerhans?

As células de Merkel são um tipo de células neuroendócrinas da pele, que compartilham algumas características das células nervosas e das células produtoras de hormônios. As células de Merkel são encontradas principalmente na base da camada superior da pele (epiderme).

Quais as funções exercidas pelas células de Langerhans?

São células móveis e dendríticas responsáveis pela imunovigilância cutânea. Têm a função de captar, processar e apresentar os antígenos aos linfócitos T. Representam 3–6% de todas as células epidérmicas. Contém um marcador citoplasmático específico, os grânulos de Birbeck, que se originam do processo de endocitose.

Quais as funções das células de Merkel?

As células de Merkel são encontradas principalmente na base da camada superior da pele (epiderme). Essas células estão próximas das terminações nervosas da pele. Eles ajudam a sentir o toque leve, o que permite, por exemplo, sentir os detalhes da superfície de um objeto.

O que é linfócitos e histiócitos?

Os histiócitos têm aparência usualmente espumosa, podendo ser multinucleados e efetuar emperipolese. Na emperipolese, diferentemente da linfofagocitose, os linfócitos são capturados pelos histiócitos mas não digeridos, encontrando-se intactos no interior dos mesmos.