O que feio na esttica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Não encontramos na tradição antiga ou medieval nenhuma investigação estética específica sobre o feio. ... Trata-se de um conceito sem disciplina própria, desterritorializado da geopolítica filosófica, trata-se de um sem-terra da estética, talvez não seja nem mesmo um conceito em si, mas apenas um oco, um vão, um vazio.
Como a estética entende a diferença entre o belo e o feio?
A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e juízos que são despertados ao se observar uma obra de arte.
O que é o belo na arte?
O belo clássico define-se na arte grega com base em um ideal de perfeição, harmonia, equilíbrio e graça que os artistas procuram representar pelo sentido de simetria e proporção (Praxíteles, Hermes com o Jovem Dionisio, 350 a.C.).
Quais os requisitos para que algo seja considerado uma obra de arte?
Pra que um objeto ou uma ação humana seja considerada arte é preciso que tenha sido feita com essa INTENÇÃO. É preciso que tenha um sentido, um significado. Em outras palavras, um objeto só é artístico se tiver sido feito com esse propósito.
O que é a arte para a filosofia?
Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. ... Para o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), a arte imita a natureza (mímesis), mas também, por vezes, a completa.
Qual o critério para reconhecer o que é belo e o que é feio?
Em determinado momento do diálogo de Hípias Menor, de Platão, Sócrates declara que encontrou dificuldade para responder à pergunta “qual o critério para reconheceres o que é belo e o que é feio?”. os juízos de Beleza são subjetivos, sendo relativos a quem os enuncia. o belo e o feio não se distinguem realmente.
O que é estética O belo o feio é o sublime?
A relação estética do homem com os obras é classificada pelas chamadas categorias estéticas: o belo, o feio, o sublime, o trágico, o cômico e o grotesco. ... O sublime não é apenas o belo elevado ao seu mais alto grau; exige a condição de ilimitado, ou seja: é sublime o que nos escapa do juízo imediato do belo.
Qual a relação entre a estética e o belo?
Como filosofia, a Estética quer saber o quê é uma coisa bela. Pergunta-se pelo porquê de que a aparência de certas coisas nos agrade ao ponto de dizermos que são belas, e o que estamos querendo dizer ao declararmos que o são. Ela quer explicitar conceitualmente os critérios pelos quais julgamos a aparência das coisas.
O que pode ser uma arte?
Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
O que é preciso para que algo seja considerado arte?
Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção.