O que o Supervisor de Andares faz? Supervisiona os serviços prestados aos hóspedes, lidera equipe de hotelaria e aplica treinamento a novos colaboradores. Negocia com fornecedores e acompanha inventários.
Mulher, que é responsável por arrumar. Quem arruma, organiza. Exemplo de uso da palavra Arrumadeira: A arrumadeira vai organizar a bagunça do quarto do Junior.
Entre as atribuições das arrumadeiras estão a aspiração de tapetes e mobília – que também devem estar polidas e livres e qualquer pó – em corredores, quartos e áreas públicas, recolhimento do lixo e cestos vazios, troca de lençóis e arrumação das camas.
As camareiras fazem parte da área de governança e são responsáveis pela arrumação, limpeza e higienização dos quartos e áreas comuns do hotel, provendo o bem-estar dos hóspedes em suas acomodações.
O número de camareiras em um dia de trabalho varia de acordo com a categoria do hotel. Para a Associação Brasileira de Governantas, em hotéis de padrão executivo, a proporção é de uma camareira para 16 apartamentos. Nos hotéis de luxo há uma para cada grupo de 9 a 12 apartamentos.
R$ 1.
No cargo de Recepcionista de Hotel se inicia ganhando R$ 1.
SÚMULA 448, II, TST: A camareira de motel, responsável pela limpeza de banheiros e instalações sanitárias utilizados pelos clientes, além da coleta de lixo, faz jus ao adicional de insalubridade em grau máximo, nos termos do item II, da Súmula 448 do TST.
Camareira de hotel tem reconhecido direito a adicional de insalubridade em grau máximo. A limpeza e a coleta do lixo dos banheiros de hotéis, cujo número de usuários é indeterminado e com grande rotatividade, não pode ser comparada à limpeza de banheiros de escritórios e residências.
O artigo 192 da CLT determina que cálculo do adicional de insalubridade é feito com base no salário-mínimo de cada região — ou seja, ele não é relacionado ao salário do trabalhador. Porém, o adicional pode ser calculado sobre o piso da categoria em casos determinados por convenção coletiva.
dia 19 de novembro
O adicional é correspondente a 30% sobre o salário-base. Note-se bem a diferença: enquanto o adicional de insalubridade (10 a 40%) é pago sobre o salário mínimo, o adicional de periculosidade (30%) é pago sobre o salário-base do empregado.
A insalubridade é a exposição do trabalhador a determinados agentes físicos, químicos ou biológicos em circunstâncias prejudiciais à saúde.