A tomografia computadorizada é um exame muito importante na medicina diagnóstica, pois fornece imagens mais precisas do que as de uma radiografia. Consegue, dessa forma, detectar alterações muito sutis em tecidos, ossos, órgãos e outras estruturas do tórax, abdômen, coluna e cérebro.
Agilidade na entrega dos exames Com o serviço de emissão de laudos à distância, o resultado dos exames são entregues em menos de 24 horas. Em casos de urgência é possível recebê-lo em até uma hora.
A tomografia do tórax é usada para:
A Angiotomografia Computadorizada Arterial de Tórax é um exame diagnóstico não invasivo que permite visualizar veias e artérias por imagem, utilizando radiação emitida pelo equipamento de tomografia computadorizada, onde são capturadas múltiplas imagens permitindo visão em vários níveis.
Paulo - Seguro é fazer até 5 raios-X por ano, afirmam médicos - Quantos exames radiológicos uma pessoa pode fazer por ano com segurança? Os médicos relutam em estabelecer um número, porque muitas vezes os benefícios superam os riscos da exposição à radiação.
A radiação dos exames de raios-X e tomografia computadorizada (TC), por exemplo, pode provocar resultados indesejáveis nos tecidos humanos quando utilizada de forma inadequada, pois ela tem efeito cumulativo no organismo.
Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.
Um grande número de fatores como ruído de imagem, espessura de corte (resolução do eixo z), baixa resolução de contraste e resolução de alto contraste, bem como a dose de radiação podem ser afetados pela seleção dos parâmetros técnicos nos exames de TC [1].