EQST

O Que Exigncia Pulsional?

O que é exigência pulsional?

Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o ...

O que é investimento pulsional?

O circuito pulsional descrito em Freud (1915/2004) encontra expressão na maneira singular pela qual o sujeito se organiza e o leva a diferentes destinos: a inversão no seu contrário, o retorno sobre a própria pessoa, o recalque e a sublimação.

O que é dualismo pulsional?

Em 1910, no texto A concepção psicanalítica da perturbação psicogênica da visão, Freud enuncia seu primeiro dualismo pulsional, com a introdução do conceito de pulsão do eu. O conflito psíquico se faria entre a pulsão sexual, a serviço da sexualidade e a pulsão do eu, a serviço da conservação do indivíduo.

Qual é o segundo dualismo pulsional?

Mas a hipótese do segundo dualismo apresenta uma série de dificuldades, que colocam em questão até que ponto Freud conseguiu sustentá-la. Ele próprio reconhece, na obra de 1920, que o novo dualismo pulsional não apresenta o mesmo grau de certeza que os passos anteriores do desenvolvimento de sua teoria das pulsões.

Quais as pulsões?

Freud desenvolveu duas teorias - a primeira consistia em uma divisão das pulsões entre pulsões do ego e pulsões sexuais, enquanto a segunda propunha a existência de uma pulsão de morte, voltada à descatexização, e uma pulsão de vida, que buscava o investimento e a unificação.

Qual a diferença entre instinto e pulsão?

Enquanto o instinto é uma pressão que vai dirigir o organismo de um ser vivo para um fim específico e particular, pela necessidade, a pulsão é uma força que vai tender o ser humano para um alvo específico, com uma direção e um representante. ... Já a pulsão, terá aspectos mentais, como um impulso, um desejo.

Onde residem as pulsões?

Já a pulsão não atua como algo não pertencente ao psiquismo, exterior, mas sim como algo que reside no âmago de sua constituição. ... Em suma, a pulsão se origina em fontes dentro do organismo e irrompe como uma força constante e imune a qualquer ação de fuga.

Quais são os 4 elementos da pulsão?

A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt.

Como se caracteriza a pulsão na psicanálise?

Na psicanálise, a pulsão é a energia psíquica profunda que direcciona a acção até um fim, descarregando-se ao consegui-lo. ... Isto diferencia a pulsão do instinto, que é congénito (herdado pela genética). O instinto caracteriza os animais não racionais, com objectos inamovíveis (fixos) para sua satisfação.

Qual o objetivo da pulsão?

Pulsão (em língua alemã, Trieb; em língua inglesa, drive) designa, em psicanálise, um impulso energético interno que direciona o comportamento do indivíduo.

Quais são as pulsões de autoconservação?

Ao contrário do que alguns pensam, as forças que visam à autoconservação (ou autopreservação) são, para Freud, como já vimos, pulsões ("Triebe"). E isto ao longo de toda a sua obra. Freud fala em pulsões de autoconservação, nunca em instintos de autoconservação. Para ele, a fome e a sede são pulsões.

Quais são os componentes da pulsão?

Freud examina a pulsão a partir de quatro componentes: meta (ou finalidade), objeto, fonte e pressão (ou impulso).

O que é uma pulsão?

O conceito de pulsão permite-nos, portanto, compreender os fenômenos psíquicos pulsionais como aqueles que representam, no sentido de estar no lugar de outra coisa. Isto é, a pulsão seria a representante dos estímulos corporais no psiquismo. Mas aqui Freud se depara com uma dificuldade inexistente em afasias.

Quais são as pulsões?

Freud, no princípio de sua teoria, distinguia várias pulsões distintas que, com o aprimoramento da teoria, foram reduzidas a duas pulsões básicas (em língua alemã, Urtriebe): eros, ou pulsão sexual, para a vida, e tânatos, ou pulsão agressiva, de morte.

São componentes da pulsão?

Freud examina a pulsão a partir de quatro componentes: meta (ou finalidade), objeto, fonte e pressão (ou impulso).