EQST

O Que Era Um Antipapa?

O que era um antipapa?

De toda forma, o momento já era conturbado o suficiente para o cristianismo, que enfrentava um grave cisma que chegou a contar com a existência de três papas simultâneos, dois deles antipapas (Gregório XII, João XXIII e Bento XIII, respectivamente).

Quantos Antipapas existiram?

Os 36 'antipapas' reconhecidos | Mundo | G1. CIDADE DO VATICANO, 10 Mar 2013 (AFP) - Além dos 265 pontífices que se sentaram no trono de Pedro ao longo de 2.000 anos de história do catolicismo, existem outros 36 'antipapas' reconhecidos pela Igreja.

Qual o motivo de Clemente VII ser chamado de antipapa?

No início do pontificado de Urbano VI apoiou a sua legitimidade, até que o tratamento desabrido infligido sem critério por este pontífice o levou a passar-se para o lado cardinalício. Foi, assim, eleito (anti)papa em Anagni a 20 de setembro de 1378, tendo-se a sua coroação realizado a 31 de outubro desse ano.

Quem era o papa em 1415?

Papa Gregório XII Em 1415, o Papa Gregório XII anunciou a saída do cargo para encerrar uma disputa com um candidato rival à Santa Sé. Na época, a Igreja Católica vivia uma grande crise, chamada de Grande Cisma do Ocidente, que durou de 1378 a 1417 e levou a três sedes papais: Roma, Avignon (França) e Pisa.

O que é um Pontifício?

Próprio ou proveniente do papa.

Quais foram os anti papas?

Cabe destacar que dois antecessores do nome utilizado pelo atual papa, Bento XVI, declararam-se Antipapas com o nome de Bento XIV. Um deles foi Bernard Garnier, entre 1424 e 1429, e outro foi Jean Carrier, entre 1430 e 1437.

Quem era o papa em 1534?

Papa Clemente VIIMais 28 linhas

Porque ocorreu o Grande Cisma?

O Cisma do Oriente ou Grande Cisma ocorreu por conta de inúmeros fatores como, por exemplo, as divergências praticadas pelos grupos cristãos, que já se dividiam entre duas linhas do catolicismo e também por conta da disputa política e econômica presente na região do mediterrâneo.

Quantos papas chamados Gregório existiram antes do Papa Gregório XII?

O resultado das disputas acabou sendo a existência de três papas simultâneos: Gregório XII, Bento XIII e Alexandre V. Gregório anunciou em julho de 1409 que só eram legítimos os papas que sediaram seus papados em Roma, uma linhagem que começava em Urbano VI e ia até ele próprio.

Quem era o Papa em 1327?

Papa João XXII – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que significa Pontifice no grego?

Uma vez que originalmente o termo "Pontífice" refere-se a qualquer sumo sacerdote, como pode ser observado em sua tradução em outras línguas, como o grego, desde o século V o título foi usado para descrever bispos notáveis, e após o século XI, o termo teria passado a ser utilizado apenas para os papas.

Porque Antipapas?

Antipapa é um indivíduo que reclama o posto máximo da Igreja Católica ocupado por alguém legitimamente eleito. O primeiro indivíduo a ser considerado como um Antipapa foi Hipólito de Roma, no ano 235. Nesta ocasião, ele protestou contra o papa eleito Calisto I e coordenou uma ala própria dos religiosos em Roma.

Porque houve a Cisma do Oriente?

O Cisma do Oriente ou Grande Cisma ocorreu por conta de inúmeros fatores como, por exemplo, as divergências praticadas pelos grupos cristãos, que já se dividiam entre duas linhas do catolicismo e também por conta da disputa política e econômica presente na região do mediterrâneo.

Quais os motivos que levaram ao grande Cisma do Oriente em 1054?

A principal causa do Cisma foi a disputa sobre a autoridade do papado ocidental (papa Leão IX, na ocasião) de tomar decisões que afetassem toda a Igreja. ... Outros catalisadores incluíam diferenças sobre práticas litúrgicas, reivindicações conflitantes de jurisdição e a relação da Igreja com o imperador cristão bizantino.