Geralmente se considera que o miojo engorda pelo teor calórico muito alto e ele ser constituído basicamente de carboidrato simples e gordura. ... E já que o assunto é o tempero do tal macarrão, é bom lembrar que alguns temperos contêm bastante gordura e estas gorduras serão adicionadas às muitas gorduras do macarrão.
374 calorias
Comparado com macarrões normais, o macarrão instantâneo demora muito mais tempo para ser digerido, mesmo depois de duas horas, o alimento permanece intacto dentro do estômago. Isso faz que nosso sistema digestivo trabalhe por muito tempo para quebrar a comida, o que pode causar até uma sobrecarga.
O consumo exagerado de macarrão instantâneo, tipo miojo ou cup noodles, faz mal a saúde devido ao alto teor de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, o macarrão é frito antes de ser embalado, o que permite que ele fique pronto mais rápido, e isso ainda favorece o aumento de peso.
Já os alimentos como a aveia, laticínios, refrigerante e macarrão são digeridos em duas horas pelo nosso organismo.
Para dar o sabor diferenciado que o Cup Noodles tem em relação ao Nissin Miojo comum, os fios do macarrão são mergulhados por dez segundos em um tanque com água a 30ºC, temperada com sal e glutamato monossódico (sal sódico do ácido glutâmico).
O segredo é o pré-cozimento. Durante a fabricação, o macarrão instantâneo é cozido e, em seguida, perde a água em um processo de fritura. Por isso, ele chega à sua panela semipronto e só precisa de três minutos para poder ser devorado.
As massas alimentícias, como o espaguete e o macarrão, são ingredientes culinários feitos com massa de farinha, geralmente de trigo, a que se dá várias formas que depois são cozidas em água e servidas com diferentes molhos. São equivalentes ao min da culinária oriental ou ao cuscus da culinária mediterrânica.
Em geral, o polipropileno plástico possui bom brilho, boa resistência a gases e ao vapor d'água. É um produto muito empregado por indústrias de alimentos, confecções, e também muito utilizado em estruturas laminadas.
Segundo uma antiga teoria, teria sido o explorador italiano Marco Polo a levar o macarrão da China para a Itália durante o século XIII. Hoje sabe-se que as massas alimentícias já eram conhecidas na Europa muito antes disso. (ver também História das massas alimentícias).
Tudo começa no depósito, onde fica estocada a farinha e outros ingredientes, como ovo em pó e urucum. Lá, cada receita é feita numa base de 800 kg. Depois que os ingredientes são colocados no sistema de produção, eles chegam a uma máquina que bate a massa. De líquido, só a água para garantir o ponto.
A primeira delas é a de que Marco Polo trouxe o macarrão da China e o “instalou” na Itália, na época da Dinastia Yuan – ocorrida entre 1271 e 1368 –, já que os chineses já tinham o hábito de comer uma espécie de macarrão instantâneo desde 3000 a.C. ...
Em 1279 (16 anos antes do retorno de Marco Polo), foi registrada uma cesta de massas no inventário de bens de um soldado genovês chamado Ponzio Bastione. A palavra usada na descrição é macaronis, derivada do verbo maccari, palavra de um antigo dialeto da Sicília cujo o significado é "achatar".