Ocorrendo a morte do empregado, o empregador deve efetuar o pagamento das verbas rescisórias diretamente aos dependentes habilitados, por meio do recibo de quitação. A extinção do contrato de trabalho, em virtude de morte do empregado, equivale a um pedido de demissão.
A morte de um empregado caracteriza a extinção do contrato de trabalho de modo involuntário, não sendo devida, no caso, a multa de 40% do FGTS. Esta penalidade aplica-se ao empregador que despede o obreiro sem justa causa.
NULIDADE PROCESSUAL - MORTE DO RECLAMANTE - Diante do que estabelece o artigo 265 , I , do CPC , a morte do reclamante suspende automaticamente o processo, sendo nulos os atos praticados após o óbito, até que se dê a regular habilitação dos sucessores.
Qualidade de dependente do falecido: No que se refere ao terceiro requisito, serão dependentes do falecido as pessoas que já falamos anteriormente, sendo elas: Cônjuge, companheiro, filho, Pais ou Irmão.
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social .
Dependentes são pessoas que, embora não contribuindo para a Seguridade Social, a Lei de Benefícios elenca como possíveis beneficiários do Regime Geral de Previdência Social- RGPS, fazendo jus as seguintes prestações: pensão por morte, auxílio – reclusão, serviço social e reabilitação profissional.
Para óbitos ocorridos a partir de janeiro de 2021, o tempo de recebimento será de acordo com as seguintes faixas etárias: se tiver menos de 22 anos de idade, a pensão será paga por três anos; se tiver entre 22 e 27 anos de idade, a pensão será paga por seis anos; se tiver entre 28 e 30 anos de idade, a pensão será paga ...
As duas categorias são benefícios previdenciários e uma pessoa pode sim ser aposentado e receber pensão, contudo, deve seguir as regras e diferenças de cada uma das situações. ... Já o pensionista recebe o benefício quando é dependente de um contribuinte do INSS que falece.
Novas regras do INSS: você pode receber dois benefícios e não sabe. Entenda! Beneficiário poderá receber duas aposentadorias oficiais do INSS, mas precisa ver se está enquadrado nas novas regras.
É vedada a acumulação de mais de uma pensão por morte deixada por cônjuge ou companheiro, no âmbito do mesmo regime de previdência social, ressalvadas as pensões do mesmo instituidor decorrentes do exercício de cargos acumuláveis na forma do art. 37 da Constituição Federal.