Cisto folicular: Geralmente, não apresenta sintomas e não necessita de tratamento. Seu tamanho pode variar de 2,5 cm à 10 cm e normalmente diminui de tamanho entre 4 a 8 semanas, e não é considerado câncer.
O cisto na mama, também conhecido por cisto mamário, é uma alteração quase sempre benigna que aparece na maior parte das mulheres, entre os 15 e os 50 anos de idade. A maioria dos cistos de mama são do tipo simples e, por isso, são preenchidos apenas por líquido, não trazendo qualquer perigo para a saúde.
Geralmente, os cistos no ovário não causam alterações hormonais nem afetam a fertilidade da mulher. Dentre seus principais sintomas, destacam-se dores abdominais ou na região pélvica, enjoos e vontade de urinar frequentemente – sinais que merecem acompanhamento médico e que são relacionados com cistos volumosos.
Nos casos em que o cisto é muito grande e causa sintomas, pode ser indicada a realização de cirurgia para retirada do cisto ou do ovário quando há sinais indicativos de câncer ou de torção do ovário.
O cisto de ovário pode ser operado também por corte igual ao de cesárea, mas o mais indicado é a cirurgia Vídeo-laparoscópica, realizada através de alguns pequenos cortes de 1,0 cm no abdome. Essa cirurgia que é minimamente invasiva é a mais indicada para operamos o cisto de ovário.
É possível curar a doença? Mesmo com todos os tratamentos disponíveis, a síndrome do ovário policístico hoje não pode ser considerada uma doença curável. Isso porque mesmo uma paciente controlada volta a apresentar sintomas assim que interrompe o tratamento ou volta para grupos de risco, como a obesidade.
Tratamento: O tratamento da síndrome dos ovários policísticos depende dos sintomas que a mulher apresenta e do que ela pretende. Os principais tratamentos são: Anticoncepcionais orais: Não havendo desejo de engravidar, grande parte das mulheres se beneficia com tratamento à base de anticoncepcionais orais.
SINTOMAS
Uma mulher que apresenta a síndrome do ovário policístico possui uma série de cistos no ovário. Os cistos são pequenas bolsas cheias de líquidos que geralmente se formam a partir dos folículos ovarianos. Durante os meses, a mulher libera um óvulo, processo conhecido como ovulação.