EQST

O Que Complexo De Electra Tardio?

O que é complexo de Electra tardio?

O complexo de Electra é um conceito desenvolvido pelo psiquiatra Carl Jung, e uma fase normal do desenvolvimento psicossexual da maioria das meninas, na qual existe uma grande afeção pelo pai e um sentimento de rancor, ou má vontade, em relação à mãe, podendo até ser possível que a menina tente competir com a mãe para ...

O que significa a palavra Electra?

Electra, na mitologia grega, era filha de Agamemnon e Clitemnestra, irmã de Orestes, Crisótemis e Ifigênia. ... O termo complexo de Electra é usado na Psicologia Analítica como a contrapartida feminina do complexo de Édipo, para designar o desejo da filha pelo pai.

Quais são as fases do complexo de Édipo?

O que é complexo de Édipo?
  • Fase Oral: do nascimento até aproximadamente dois anos de idade.
  • Fase Anal: dos dois anos até cerca de três ou quatro anos de idade.
  • Fase Fálica: dos três ou quatro anos até aproximadamente seis anos de idade, normalmente quando surgiria o Complexo de Édipo.
Mais itens...•10 de jul. de 2017

Como evitar o complexo de Édipo?

Complexo de Édipo: como lidar na prática “Mostrar à criança, durante sua criação, qual é seu papel na família, com seus limites claros e bem estabelecidos pelos pais, a ajuda a assegurar-lhe seus afetos com a família e de seu lugar ao mundo”, orienta o psicólogo.

Qual o nome que se dá quando a filha se apaixona pelo próprio pai?

O que é o Complexo de Electra: Complexo de Electra é uma fase do desenvolvimento psicossexual das crianças do sexo feminino, de acordo com a psicanálise. Consiste na etapa em que a filha passa a se sentir atraída pelo próprio pai, disputando com a mãe a atenção deste homem.

Quem foram Édipo e Electra?

Os mitos de Édipo e de Electra diferem em suas essências – mesmo que ambos tratem da rivalidade com o genitor do mesmo sexo e do amor pelo genitor do sexo oposto. O confiante Édipo, o lamentável filho do rei de Tebas, que quase foi assassinado pelos próprios pais, não tinha a mínima intenção de matar seu pai.

Quem matou a Electra?

Frank Miller Entre personagens recém-criados nos quadrinhos de super-herói, Elektra era sem dúvida uma das mais amadas nos anos 1980. Plenamente ciente do amor que os leitores tinham por ela, Frank Miller a matou.

Quem foi Electra na mitologia grega?

Electra, na mitologia grega, era filha de Agamemnon e Clitemnestra, irmã de Orestes ,Crisotemi e Ifigênia. ... Amargurada e impulsiva, Electra, levada mais pela fúria do que pela maldade, induziu seu irmão Orestes a assassinar sua mãe, vingando a morte de seu pai, arquitetada por Clitemnestra.

Como o Complexo de Édipo é resolvido?

O Complexo de Édipo mal resolvido se inicia na fase fálica. É quando aparece o Complexo de Castração. O menino acha que será castrado pelo pai por desejar a mãe. ... Dessa forma, o menino se volta para o pai, se aliando à ele e entendendo que esta é a única forma de ultrapassar este conflito.

Como identificar Complexo de Édipo?

Como identificar o complexo de Édipo
  1. Sentimento de grande afeto à mãe;
  2. Sentimentos negativos em relação ao pai, podendo haver sentimento de ódio;
  3. Maior interesse pelo órgão sexual;
  4. Ciúme excessivo quando os pais estão juntos;
  5. Atitudes agressivas em relação ao pai, já que o enxerga como rival;

Quando acaba o complexo de Édipo?

O Complexo de Édipo é um fenômeno que pode ocorrer de três formas diferentes: na infância, na adolescência e na idade adulta. ... Freud afirma, além disso, que o Complexo de Édipo não só é normal, como inclusive ele aparece e depois desaparece normalmente durante a infância.

Como termina o complexo de Édipo?

Nesse período, é o nosso pai cotidiano, que tem seus defeitos e qualidades e são reconhecidos pela criança. Assim, o complexo se dissolve por completo. Dessa forma, baseando-se nos três tempos, Freud descreveu sua teoria apontando as possíveis consequências de um complexo de Édipo mal resolvido.

Quando o filho se apaixona pelo pai?

O complexo de Édipo é um conceito que foi defendido pelo psicanalista Sigmund Freud, que se refere a uma fase de desenvolvimento psicossexual da criança, chamada fase fálica, em que ela começa a sentir desejo por sua mãe e ódio e ciúme de seu pai.

O que é complexo de Édipo complexo de Electra?

O que é o Complexo de Electra: Complexo de Electra é uma fase do desenvolvimento psicossexual das crianças do sexo feminino, de acordo com a psicanálise. Consiste na etapa em que a filha passa a se sentir atraída pelo próprio pai, disputando com a mãe a atenção deste homem.

O que é complexo de Édipo feminino?

Para Freud [1925], o complexo de Édipo na menina é uma formação secundária, pois enquanto nos meninos o complexo de Édipo sucumbe ao complexo de castração, nas meninas ele torna-se possível e é promovido por este, e o complexo de castração, nos dois casos, inibe a masculinidade e encoraja a feminilidade, sendo que a ...

Como a Elektra morreu?

O duelo entre Elektra e o Mercenário é um momento memorável da Marvel nos anos 80, culminando com a morte da vilã. ... A moça se arrasta até o apartamento de Murdock, e morre em seus braços. Elektra foi trazida de volta à vida pelo clã ninja Tentáculo, e novamente treinada por Stick e os Virtuosos.

Qual é o segredo da Elektra?

Após a morte do pai, Elektra rumou ao Japão para se tornar uma verdadeira guerreira e dominar o desejo de vingança que comandava seu coração. Inicialmente ela foi aprendiz de um sensei mas rapidamente o ultrapassou, graças ao seu talento natural para as artes marciais.

Quem escreveu Electra?

Eurípides Electra/Autores

Como lidar com o complexo de Édipo?

O complexo de Édipo não exige tratamento específico. Isso porque não são todas as pessoas que vivenciam este período de uma forma clássica. Além disso, essa fase do desenvolvimento da criança passa de forma natural, sem riscos de complicações ou algo do tipo.

O que é complexo de Édipo negativo?

Pressupõe-se a ansiedade como mais presente nos homens, e enquanto originada por sexualidade interiorizada na relação com o pai, ou seja, no Édipo negativo. Tem-se, desde o início, o Édipo positivo, com agressividade em relação ao pai, e, depois, o Édipo negativo, com sexualidade em relação ao pai.