EQST

O Que Cisto Sseo De Stafne?

O que é cisto ósseo de Stafne?

O cisto ósseo de Stafne é uma entidade anatômica benigna rara, observada sobretudo como uma depressão lingual posterior da mandíbula. Em nosso caso, o cisto estava associado a tecido glandular parotídeo aberrante mas bem organizado, originário do deslocamento das bolsas faríngeas.

O que é defeito de Stafne?

O defeito ósseo de Stafne também chamado de cisto ósseo de Stafne, cisto ósseo latente ou cisto ósseo estático foi descrito como uma lesão radiolúcida assintomática, localizada próximo ao ângulo da mandíbula.

O que é cisto ósseo traumático?

O cisto ósseo traumático é uma entidade patológica caracterizada pela presença de uma cavidade óssea assintomática desprovida de revestimento epitelial, sendo raramente encontrado nos maxilares.

O que é cisto ósseo Aneurismatico?

O cisto ósseo aneurismático é lesão hipervascularizada, benigna, localmente destrutiva pelo seu crescimento progressivo, de incidência maior na segunda década de vida. Acomete preferencialmente ossos longos e vértebras.

O que é um Queratocisto?

O queratocisto odontogênico é um cisto de desenvolvimento epitelial dos maxilares, acometendo, principalmente, a maxila e a mandíbula.

Qual o cisto Odontogênico de desenvolvimento mais frequente?

Cisto dentígero É o cisto de desenvolvimento mais comum, sendo responsável por aproximadamente 20% dos cistos revestidos por epitélio nos ossos gnáticos. É definido como um cisto que se origina da separação do folículo que recobre a coroa de um dente incluso.

Como tratar um cisto ósseo?

O tratamento convencional é a curetagem do cisto e preenchimento da cavidade com enxerto ósseo(4,6,7,11,12) . Alguns autores propõem a ressecção subtotal como tentativa de diminuir a taxa de recidiva(7,10,15).

Por que o cisto ósseo Aneurismático é considerado um Pseudocisto?

O Cisto Ósseo Aneurismático (COA) é considerado um pseudocisto incomum nos ossos maxilares, ocorrendo mais frequentemente, na mandíbula do que na maxila. Trata-se de uma lesão localizada, geralmente única, que causa expansão das corticais ósseas envolvidas.

Como tratar cisto ósseo aneurismático?

O tratamento do cisto ósseo aneurismático quase sempre é cirúrgico. Em um número limitado de casos de pequeno tamanho, sem sintomas e sem sinais de crescimento pode ser acompanhado clinicamente e com exames de imagem. A cirurgia é o principal tratamento para o cisto ósseo aneurismático.

Por que o cisto ósseo aneurismático é considerado um Pseudocisto?

O Cisto Ósseo Aneurismático (COA) é considerado um pseudocisto incomum nos ossos maxilares, ocorrendo mais frequentemente, na mandíbula do que na maxila. Trata-se de uma lesão localizada, geralmente única, que causa expansão das corticais ósseas envolvidas.

O que causa Queratocisto?

Etiologia. Há uma concordância geral de que o ceratocisto odontogênico surge a partir dos restos celulares da lâmina dental, e seu crescimento parece estar relacionados a fatores desconhecidos, inerentes ao próprio epitélio(que sofre múltiplas mitoses) ou à atividade enzimática na parede cística.

O que são Ceratocistos Odontogênicos?

O Ceratocisto odontogênico é um cisto que se assemelha ao cisto odontogênico de desenvolvimento, porém seu comportamento clínico, mecanismo de crescimento, que segundo alguns relatos parecem crescer por atividade enzimática de sua cápsula fibrosa, sua recorrência e seus aspetos histológicos específicos como a ...

O que é um cisto Odontogênico?

Os cistos odontogênicos são cavidades revestidas por epitélio odontogênico e, de acordo com a origem são classificados como inflamatórios ou de desenvolvimento.

Quais são os cistos inflamatórios?

Os cistos odontogênicos inflamatórios são lesões que atingem a região periapical de dentes não vitais tanto na maxila, quanto na mandíbula. Dentre essas lesões, o cisto radicular, também conhecido como cisto periapical é o mais prevalente.

O que causa cisto ósseo?

A causa do surgimento do cistos ósseos não é bem explicada, pode estar intrinsecamente ligada à proliferação intra óssea de células ou de vasos sanguíneos. O cisto se comporta como sendo um grande processo inflamatório e não como um comportamento tumoral típico.

O que é um cisto no osso?

O cisto ósseo simples é uma lesão benigna que se localiza dentro do osso. Esta lesão não é um tumor verdadeiro, mas sim uma cavidade preenchida por líquido dentro do osso.

O que é um cisto ósseo aneurismático?

O cisto ósseo aneurismático é lesão hipervascularizada, benigna, localmente destrutiva pelo seu crescimento progressivo, de incidência maior na segunda década de vida. Acomete preferencialmente ossos longos e vértebras.

Como tratar ceratocisto?

O tratamento para o ceratocisto odongênico é variado, podendo-se encontrar modalidades tais como:enucleação, isolada ou associada a curetagem, com osteotomia periférica, aplicação da solução de Carnoy ou crioterapia, descompressão, marsupialização e ressecções.

O que causa o Ceratocisto Odontogênico?

Há uma concordância geral de que o ceratocisto odontogênico surge a partir dos restos celulares da lâmina dental, e seu crescimento parece estar relacionados a fatores desconhecidos, inerentes ao próprio epitélio ou à atividade enzimática na parede cística.

Qual o cisto não Odontogenico mais comum?

Os cistos não-odontogênicos mais frequentes foram o cisto do ducto nasopalatino (32 casos, 2,8%), cisto epidermóide (25 casos, 2,1%) e cisto de retenção de muco (17 casos, 1,4%).