EQST

O Que Cateterismo Vesical Intermitente?

O que é cateterismo vesical intermitente?

O cateterismo vesical intermitente (CVI) consiste na drenagem periódica de urina através de um cateter inserido pela uretra até a bexiga, utilizando-se, para a realização do procedimento, a técnica limpa e não a asséptica.

Qual a finalidade do cateterismo vesical de alívio?

Este tipo de sonda está indicada quando é necessário promover o esvaziamento constante da bexiga, monitorar o débito urinário, fazer o preparo cirúrgico, realizar irrigação vesical ou para diminuir o contacto da urina com lesões de pele próximas à região genital.

O que é o cateterismo vesical de demora?

É um procedimento estéril que consiste na introdução de uma sonda até a bexiga, através da uretra, com a finalidade de facilitar a drenagem da urina ou inserir medicação ou líquido, com tempo de permanência longo (pode variar de dias a meses), determinado pelo médico.

Como funciona o cateterismo vesical?

É a introdução de uma sonda pela uretra até a bexiga, a fim de retirar a urina que esteja ali retida. A sondagem pode ser realizada para alívio apenas, removendo-se o cateter após esvaziamento da bexiga, ou pode-se manter a sonda no local, nos casos em que a micção espontânea está impossibilitada.

Como fazer o cateterismo intermitente?

O paciente introduz o cateter em sua bexiga para drenar a urina retida. O cateter é removido imediatamente após uma drenagem completa da bexiga. Para cada cateterismo (realizado de quatro a seis vezes por dia), um novo cateter deve ser usado.

Como é feito o cateterismo vesical intermitente?

O cateterismo vesical intermitente consiste na retirada da urina por meio de uma sonda, diversas vezes por dia, e é um procedimento conhecido e corriqueiro nos hospitais, facilmente realizado por técnicos de enfermagem adequadamente treinados.

Como realizar cateterismo vesical intermitente?

O cateterismo vesical intermitente! O cateterismo vesical intermitente deve ser realizado de 4 a 6 vezes ao dia, na dependência do volume de urina produzido pelo paciente, com uma simples sonda de plástico, em regime de antissepsia hospitalar.

Quanto tempo posso ficar com uma sonda urinária?

Conforme indicado pelo fabricante da sonda (geralmente a cada 12 semanas).

Quais são as medidas estimular a urina espontânea?

Antes da utilização da sonda vesical podemos dispor de alguns artifícios que podem estimular a micção espontânea, como por exemplo: abrir uma torneira, o barulho da água pode estimular a micção, compressas frias na região supra púbica.