EQST

O Que Atrofia Progressiva Da Retina Em Ces?

O que é atrofia progressiva da retina em cães?

Atrofia progressiva generalizada da retina (APGR) é uma doença frequente nos cães da raça Cocker Spaniel, caracterizada pela perda progressiva da função retiniana externa e desaparecimento dos fotorreceptores.

O que é atrofia progressiva?

É uma doença de caráter genético e progressivo, no qual acontece uma transmissão de um gene anormal, e isso faz com que os fotorreceptores (cones e bastonetes) entrem em um processo bioquímico que leva a morte celular culminado em cegueira.

O que é atrofia da retina?

A atrofia progressiva da retina trata-se da degeneração dos fotorreceptores, de maneira progressiva, comprometendo a visão do animal e levando à cegueira.

O que é atrofia do epitélio pigmentar da retina?

Quando ocorre a ruptura do cisto, a mácula e o epitélio pigmentar da retina sofrem um processo de atrofia, que leva à perda da visão central. Diversamente de outras doenças degenerativas da retina, a doença de Best nem sempre afeta os dois olhos simultaneamente.

O que causa glaucoma em cães?

O glaucoma em cães é um grave problema de saúde ocular que frequentemente causa cegueira no olho afetado. Basicamente, acontece quando os fluidos do olho não circulam ou não são drenados corretamente, ficando então acumulados e causando pressão dentro do globo ocular.

Qual é a pior doença dos olhos?

O glaucoma é perigoso e é um dos problemas oculares que mais levam à cegueira. A doença é caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que pode ocasionar lesões ao olho se não for tratada.

Quais são as maneiras que uma pessoa pode herdar a doenças hereditárias da retina?

Doenças hereditárias da retina são herdadas de uma das três seguintes maneiras:
  • Herança autossômica recessiva. Imagem representativa do padrão de herança recessivo.
  • Herança autossômica dominante. Imagem representativa do padrão de herança dominante.
  • Herança ligada ao X.

Como tratar glaucoma no cachorro?

“Requer um tratamento contínuo e, por vezes, até cirúrgico, permitindo que o pet mantenha a visão por mais tempo”, diz. Mesmo assim, existe a possibilidade de ele desenvolver cegueira e ficar com dor crônica. “Nesses casos, para maior conforto e bem-estar, o veterinário pode indicar a remoção completa do olho.”

O que fazer com glaucoma dos cachorros?

O tratamento pode ser feito com medicamentos e, em alguns casos, a cirurgia é considerada. Ela serve para várias situações, como reposicionar a lente ocular no local correto, remover a lente, drenar líquidos ou, em último caso, para a retirada do olho com glaucoma crônico, cego e/ou doloroso.

Que tipo de doença causa cegueira?

Causas da cegueira
  • Glaucoma. O Glaucoma é uma das principais causas da cegueira, sendo responsável pela maior parcela de casos da doença. ...
  • Degeneração macular. ...
  • Retinopatia diabética. ...
  • Catarata.

Quais são as doenças degenerativas da visão?

DOENÇAS DEGENERATIVAS DA RETINA
  • Degeneração macular – DM. ...
  • 1.1 Degeneração macular ligada à idade (DMI) ...
  • 1.2. ...
  • Retinose Pigmentar – RP. ...
  • Retinose Pigmentar, síndromes e doenças associadas. ...
  • Coroideremia. ...
  • Desordens metabólicas com degeneração da retina: Doença de Refsum e Atrofia girata. ...
  • Genética e biologia molecular :
Mais itens...

Qual o tratamento para ceratoconjuntivite seca?

Há duas possibilidades de tratamento da Ceratoconjuntivite Seca, sendo eles o medicamentoso e cirúrgico. O medicamentoso, visa a recuperação da umidade das estruturas oculares ressecadas em conjunto com o tratamento de transtornos secundários, como a conjuntivite bacteriana.

Como tratar cegueira em cães?

Animais de qualquer tamanho, raça e idade podem ser acometidos. Porém, há uma incidência maior em algumas raças, como cocker spaniel e poodle. O tratamento varia com o estágio da catarata, e a cirurgia pode ser uma das principais soluções. Nesse caso, o problema do cachorro cego tem cura.