O que acontece se eu optar pelo saque-aniversrio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O que acontece se eu optar pelo saque-aniversário?
Ele é uma possibilidade de sacar parte do FGTS mesmo sem ser demitido ou aposentado. Anualmente, é possível sacar uma porcentagem do valor que o trabalhador tem disponível na conta FGTS com o adicional de uma parcela baseada também nesse saldo.
Quem optou por saque-aniversário pode sacar o FGTS?
Os valores do saque-aniversário do FGTS ficam disponíveis para saque a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador que optou pelo benefício até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque.
É possível desistir do saque-aniversário?
Resposta: Não. Quando o trabalhador faz a opção pelo saque-aniversário do FGTS, perde o direito de receber o Fundo de Garantia em caso de demissão. Se for demitido, vai receber apenas a multa de 40%.
Qual a data limite para optar pelo saque aniversário?
A data limite para fazer o pedido é o último dia útil do mês de aniversário de cada um. Se ultrapassar esse prazo, o trabalhador só terá direito ao benefício a partir de 2021.
Qual o prazo para desistir do saque aniversário?
O saque aniversário do FGTS paga parte do saldo do Fundo de Garantia no mês de aniversário do trabalhador. Além desse mês, eles têm mais dois meses consecutivos para acessar a quantia disponibilizada. Para receber o saque aniversário do FGTS é necessário solicitar até o fim do mês de seu aniversário.
Como cancelar a opção saque aniversário?
O processo de cancelamento ocorre por meio do aplicativo do FGTS. Dentro da plataforma, é necessário clicar em saque-aniversário e, em seguida, ir em “solicitar cancelamento”. Para quem optar por fazer pelo site da Caixa Econômica Federal, deverá ter o Certificado Digital.