Gira ou Jira(no idioma quimbundo, nijra, caminho). na Umbanda, é a reunião, o agrupamento de vários espíritos de uma determinada categoria, que se manifestam através da incorporação nos médiuns. A gira pode ser festiva, de trabalho ou de treinamento.
O Cruzamento de um médium, realizado dentro de uma gira, tem a finalidade de fechar determinados pontos sensíveis para sua mediunidade da coroa. ... Esses três Símbolos Riscados na testa bloqueiam a entrada de vibrações que podem afetar a estabilidade, o equilíbrio e a criatividade do médium, afetando sua mediunidade.
Os rituais de Candomblé são, via de regra, realizados por meio de cânticos, danças, batidas de tambores, oferendas de vegetais, minerais, objetos e, às vezes, sacrifício de alguns animais. ... Por conseguinte, as celebrações são dirigidas pelo "pai ou mãe de santo" ou "babalorixá" e "iyalorixá" respectivamente.
No candomblé, não há incorporação de espíritos, já que os orixás que são incorporados são divindades da natureza; enquanto na umbanda, as incorporações são feitas através de espíritos encarnados ou desencarnados em médiuns de incorporação.
Terreiro (do latim terrarium) nos cultos afro-brasileiros, é o local onde se realizam os cultos cerimoniais e são feitas oferendas aos orixás. Embora nem sempre de terra batida, o nome permanece como referência aos barracões e quintais onde as celebrações eram realizadas.
Confira, a seguir, “os doze do candomblé”: