A repolarização é a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização. Durante este curtíssimo período, a permeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e, simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio.
Um potencial de ação cardíaco é uma breve alteração na voltagem (potencial de membrana) ao longo da membrana celular das células cardíacas. Esta alteração é causada pelo movimento de iões entre o interior e o exterior da célula, através de proteínas denominadas canais iónicos.
O potencial de ação cardíaco apresenta um platô, uma despolarização mantida, por pelo menos 100 vezes o tempo de um potencial de ação em um nervo ou músculo estriado esquelético. A presença do platô no potencial de ação do miocárdio se deve a abertura específica de canais de cálcio voltagem-dependentes.
Podemos compreender que a importância do platô para a contração cardíaca pode ser identificada na existência de uma despolarização mantida, sendo esta despolarização essencial para o adequado potencial de ação cardíaco.
Então, você já sofreu com o efeito platô. Esse efeito pode ser descrito como a tão conhecida acomodação do corpo frente a algum estímulo, que pode ser a alimentação ou a sequência dos treinos, por exemplo. O que acontece é que o nosso corpo sempre busca o equilíbrio e logo se adapta à nova condição.
Processo de emagrecimento costuma chegar ao efeito platô em cerca de 6 meses, pois o corpo se acostuma com novos hábitos alimentares. É muito comum que, em algum ponto do processo de emagrecimento, os ponteiros da balança se recusem a abaixar, mesmo com alimentação adequada e prática regular de exercícios físicos.
Procure pegar mais pesado na academia nos dias que comer carboidrato e, nos dias sem, faça pequenas refeições com intervalos menores para manter o metabolismo acelerado e estimular a queima de gordura.
Para emagrecer de fato e ter perda de gordura corporal é necessário fazer alterações nos hábitos alimentares e seguir uma dieta com menos calorias, que deve ser mentida por, pelo menos, 7 a 10 dias e deve ser indicada preferencialmente por um nutricionista para que seja elaborado um plano nutricional individualizado, ...
“Se você deseja perder peso e mantê-lo, você deseja fazê-lo na faixa de um a dois quilos por semana”, diz a médica. No final das contas, isso vai ser mais sustentável – e mais fácil de manter o controle – do que tomar medidas extremas para perder mais peso em uma semana, apenas para vê-los voltar imediatamente.