A parte final de uma sessão de ginástica localizada é composta de um relaxamento e / ou exercícios de alongamento. Adequado alongamento, evitando assim as indesejáveis dores musculares no dia seguinte. ...
restabelecer a freqüência cardíaca e pressão em níveis de repouso, evitando uma parada brusca na atividade, o que é desaconselhável ao sistema cardiorrespiratório; além de aperfeiçoar o processo de regeneração do organismo diminuindo aquelas famosas dores musculares desagradáveis após o exercício.
Aquecimento Caminhadas, corridas leves ou de alguma intensidade preparam os participantes para as atividades a serem realizadas. Exemplos: Corrida livre.
A caminhada e a corrida podem ser praticadas na esteira ou em pistas abertas. O importante é manter um ritmo suave para estimular o sistema cardiorrespiratório sem levar ao cansaço. Lembre-se de manter uma boa postura e usar calçados adequados ao seu tipo de pisada. 10 a 15 minutos são suficientes para aquecer.
Dicas para o aquecimento específico:
Faça séries de 15 segundos para cada exercício de estiramento evitando forçar demais os músculos. Após se alongar, alguns minutos de atividade aeróbica cai muito bem, entre 5 a 10 minutos de pedalada em uma bicicleta ergométrica ou corrida em uma esteira elétrica vão deixar seu corpo pronto pra musculação.
Uma boa forma de aquecer a voz é colocando a sua língua no céu da boca e fazendo sons vibrantes como “trrr”, e depois, vibrando os lábios fazendo “brr” até que o ar dos pulmões acabe. Deixe o abdômen contraído durante todo o processo. Para desaquecer, beba água na temperatura ambiente e faça pelo menos 10 bocejos.
“O aquecimento deve ser feito antes de qualquer prática esportiva e serve para elevar a temperatura do corpo, a frequência cardíaca, a respiração e a pressão arterial, além de provocar uma vasodilatação que vai levar mais oxigênio para os músculos e promover um metabolismo aeróbico (que consome oxigênio)”, sintetiza o ...
Assim, pra te dar uma força, o Blog da Men's decidiu listar 5 coisas do que fazer antes de malhar para obter melhores resultados e já começar o #projetoverão com tudo!...O que fazer antes do treino: 5 dicas
10 minutos
Não há nada de errado em fazer cardio antes da musculação, especialmente se você quer manter a forma. ... E se seu principal objetivo é melhorar a aptidão cardiovascular, você definitivamente deve começar com exercício aeróbico – pelo mesmo motivo, você deve priorizar o treinamento com pesos, se deseja aumentar a força.
Cerca de 20 ou 30 minutos de duração é o essencial. Isso porque, como o glicogênio já estará desgastado, o corpo começará a utilizar a gordura como combustível para o músculo aguentar a corrida, por exemplo.
Faça o aeróbico antes da musculação. Por que? “Se o seu objetivo é perder gordura, comece pelos exercícios cardiorrespiratórios. ... Mas se depois da atividade aeróbica for levantar peso, entenda que terá menos força e a musculação deverá ser mais leve (cargas mais leves ou menos repetições) a fim de evitar lesões.
Para a grande maioria das pessoas que frequentam uma academia, que são as que desejam queima de gordura e ganho muscular, fica indicado o treino cardiovascular após a musculação.
Posso fazer cardio e musculação no mesmo dia? Normalmente a orientação é alternar os treinos – um dia o cardio, no outro treinamento de força, ou vice-versa. Mas não há razão para que você não faça os dois no mesmo treino; ou divida em duas sessões no mesmo dia.
Segundo Jim White, personal trainer e dono de academias nos Estados Unidos, uma pessoa deve praticar 300 minutos de cardio por semana.
500 calorias
Quanto tempo de exercício aeróbico pode se fazer em jejum? A prática do cardio em jejum varia muito de pessoa para pessoa. O ideal é que a pessoa se exercite por no máximo 45 minutos. Iniciantes podem começar com atividades de 20 minutos e ir aumentando aos poucos, mas nunca ultrapassando uma hora.
Algumas vantagens são: