EQST

O Que A Metodologia Sala De Aula Invertida?

O que é a metodologia sala de aula invertida?

Como o próprio nome indica, existe uma inversão no processo de ensino e aprendizagem que instiga o aluno a buscar e demonstrar conhecimento, destituindo o professor de seu papel de detentor do conhecimento na medida em que o leva a uma condição mais complexa de mediador em sala de aula.

Como aplicar sala de aula invertida?

Um exemplo de aula invertida
  1. Coloque os alunos em contato com o conteúdo. Pense qual atividade pode despertar o interesse dos estudantes pelo tema em estudo. ...
  2. Estabeleça trocas. ...
  3. Entre no jogo. ...
  4. Realize a atividade principal. ...
  5. Faça um fechamento dos aprendizados. ...
  6. Avalie.
3 de abr. de 2020

Quais as principais características do método sala de aula invertida?

Trata-se de uma modalidade de ensino que consiste em inverter o uso da sala em relação à forma convencional. Ou seja: comumente, os estudantes assistem às aulas na escola e, salvo os trabalhos em grupo, fazem os deveres em casa sozinhos. Na Sala de Aula Invertida o processo é, com o perdão da redundância, invertido.

Qual a proposta da sala de aula invertida?

O método da Sala de Aula Invertida é apresentado como uma proposta de repensar os processos de ensino e aprendizagem e os espaços onde ocorrem, objetivando a inserção de metodologias e tecnologias educacionais, no sentido de otimizar as etapas de transmissão e de assimilação dos conhecimentos.

O que é uma sala de aula invertida?

A sala de aula invertida (flipped classroom) é um método de aprendizado no qual o conteúdo é apresentado para o estudante fora do ambiente escolar.

Qual recurso baseado na metodologia de sala de aula invertida?

Se no modelo tradicional o professor em uma aula expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam, sozinhos, a lição de casa, a sala de aula invertida (do inglês, flipped classroom) significa a inversão desta lógica: primeiro o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes de aula e ...

O que é sala de aula invertida no ensino híbrido?

A sala de aula invertida (ou flipped classroom, em inglês) é uma variação do Ensino Híbrido. Nesse modelo, alunos e alunas estudam os conteúdos previamente, à distância, através de materiais digitais: videoaulas, textos, podcasts, etc..

Como trabalhar a sala de aula invertida na educação infantil?

O aprendizado através da brincadeira Em casa, uma criança pode experimentar diversas interações divertidas através do simples ato de brincar. Experimente, por exemplo, fazer uma brincadeira com aviões de papel ou com barquinhos de papel em uma bacia de água.

Qual recurso é baseado na metodologia da sala de aula invertida?

A sala de aula invertida, ou flipped classroom, é uma metodologia ativa de ensino que fica embaixo do Ensino Híbrido. Ele mistura o on-line e o off-line como ferramenta para potencializar o trabalho do professor e o aprendizado dos alunos.

Qual o objetivo da aula invertida?

As aulas invertidas ou flipped classroom, como o próprio nome sugere, propõem inverter a metodologia tradicional de ensino. Em vez de o professor expor o conteúdo, passando conhecimento a um grupo de estudantes — a ideia é que esses estudantes já cheguem em sala de aula após ter estudado o conteúdo em casa.

Como surgiu a sala de aula invertida?

O conceito de sala de aula invertida surgiu em 2007, a partir da constatação de dois professores americanos — Aaron Sams e John Bergman — de que o tempo dedicado ao processo de aprendizagem poderia ser otimizado com a reversão das estruturas tradicionais da sala de aula: o professor palestrando à frente de um grupo de ...

Qual a diferença entre ensino híbrido e sala de aula invertida?

O ensino híbrido (ou blended learning) é um tipo de metodologia ativa que combina atividades online e offline. A sala de aula invertida encaixa-se nesse conceito. Logo, pode utilizar diversos recursos para promover a aprendizagem.

Qual a diferença entre a metodologia de sala de aula invertida e a metodologia tradicional aula expositiva )?

Se no modelo tradicional o professor em uma aula expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam, sozinhos, a lição de casa, a sala de aula invertida (do inglês, flipped classroom) significa a inversão desta lógica: primeiro o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes de aula e ...

O que é sala de aula híbrida?

O ensino híbrido, ou blended learning, é uma das maiores tendências da Educação do século 21, que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online – ou seja, integrando a Educação à tecnologia, que já permeia tantos aspectos da vida do estudante.

O que é sala de aula invertida na educação infantil?

A sala de aula invertida é um conceito revolucionário de educação, em que o professor atua enquanto mediador dos conteúdos e o aluno assume o papel de protagonista em sua incursão pelo conhecimento.

Como aplicar as metodologias ativas na educação infantil?

Metodologias ativas de aprendizagem: três exemplos práticos para começar a implementar
  1. O que são as metodologias ativas da aprendizagem? ...
  2. Gamificação – jogos como ferramentas pedagógicas. ...
  3. Sala de aula invertida (Flipped Classroom) ...
  4. Aprendizagem baseada em projetos (Project-based learning – PBL) e aliada à tecnologia.
12 de nov. de 2019

Quais as dificuldades em se inverter a sala de aula?

Desvantagens da aprendizagem invertida
  1. Requer maiores níveis de autodisciplina. A natureza voltada para o aluno do aprendizado invertido pode ser um lado negativo para os funcionários que lutam com autodisciplina. ...
  2. Depende da tecnologia. ...
  3. Resistência à mudança.
5 de ago. de 2020

Quem inventou a sala de aula invertida?

Professor da Universidade do Colorado, Jonathan Bergmann defende método de ensino no qual alunos estudam conteúdo antes das aulas e apenas aprofundem tema e tirem dúvidas com os professores.

O que significa atividade invertida?

A aprendizagem invertida (Flipped Learning) — é uma metodologia ativa de aprendizagem na qual o aluno é provocado a não ficar tão “apegado” ao ensino em sala de aula. A exposição de conteúdos que tradicionalmente ocorre em sala de aula, torna-se lição de casa.

Qual a diferença da sala de aula tradicional para a sala de aula invertida?

Com o modelo de sala de aula invertida, os alunos têm acesso direto ao conhecimento. Enquanto na sala de aula tradicional, eles não têm acesso direto ao conhecimento. O professor fica entre os alunos e o conhecimento. ... Os alunos do modelo tradicional normalmente precisam fazer dever de casa após os momentos de contato.