EQST

O Que A Ecologia Dos Saberes?

O que é a ecologia dos saberes?

A ecologia dos saberes refere-se ao reconhecimento da infinita pluralidade dos saberes e da necessidade de valorização dos mesmos para realização de ações verdadeiramente emancipatórias.

O que é o pensamento abissal?

O pensamento abissal moderno se destaca pela capacidade de produzir e radicalizar distinções. ... No campo do conhecimento, o pensamento abissal consiste na concessão do monopólio da distinção universal entre o verdadeiro e o falso à ciência, em detrimento de dois conhecimentos alternativos: a filosofia e a teologia.

O que é justiça cognitiva global?

A justiça cognitiva reconhece a diversidade epistemológica e cultural do mundo, propõe valorizar os saberes e cosmovisões subalternizados pela colonialidade.

O que é conhecimento Segundo Boaventura?

c) Todo conhecimento é autoconhecimento Desse modo, podemos afirmar que todo o conhecimento, ou seja, todo o ato de conhecer o objeto é autoconhecimento, isto é, forma de o cientista conhecer.

O que quer dizer Epistemicidio?

Epistemicídio é um termo criado pelo sociólogo e estudioso das epistemologias do Sul Global, Boaventura de Sousa Santos, para explicar o processo de invisibilização e ocultação das contribuições culturais e sociais não assimiladas pelo 'saber' ocidental.

O que são as monoculturas do saber e do tempo linear?

A monocultura do saber, que considera a ciência moderna e a alta cultura como padrões únicos de verdade e qualidade estética, respectivamente. A monocultura do tempo linear, que se constitui na perspectiva hegemônica da temporalidade ocidental, rumo ao progresso futuro.

O que são metodologias pós abissais?

As metodologias não extractivistas, ou pós-abissais, são colaborativas, baseadas na confiança, produzem subjetividades (produção de subjetividade nova) e implicam assumir riscos.

O que é sociologia das ausências?

A sociologia das ausências visa identificar o âmbito dessa subtracção e dessa contracção de modo a que as experiências produzidas como ausentes sejam libertadas dessas relações de produção e, por essa via, se tornem presentes.

O que seria um paradigma dominante?

O Paradigma Dominante Sendo um modelo global, a nova racionalidade científica é também um modelo totalitário, na medida em que nega o caráter racional a todas as formas de conhecimento que se não pautarem pelos seus princípios epistemológicos e pelas suas regras metodológicas.

Como um paradigma entra em crise?

A CRISE PARADIGMÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Na comunidade científica, inclui crenças, valores, técnicas e teorias partilhadas, sendo influenciado pelos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais vigentes.

O que é epistemicídio Sueli Carneiro?

O epistemicídio se realiza através de múltiplas ações que se articulam e se retroalimentam, relacionando-se tanto com o acesso e/ou a permanência no sistema educacional, como com o rebaixamento da capacidade cognitiva do alunado negro (Carneiro, 2005).

O que é a construção do outro pelo não ser segundo a filósofa Aparecida Carneiro?

A construção do Outro como Não-Ser com fundamento do Ser A partir disso, Carneiro constrói a noção de dispositivo racialidade/biopoder que busca dar conta de dois processos: produção social e cultural da eleição e da subordinação raciais. produção de vitalismo e morte informados pela filiação racial.

O que é monocultura do saber?

A monocultura do saber, que considera a ciência moderna e a alta cultura como padrões únicos de verdade e qualidade estética, respectivamente. A monocultura do tempo linear, que se constitui na perspectiva hegemônica da temporalidade ocidental, rumo ao progresso futuro.

Quais são as epistemologias do Sul?

As Epistemologias do Sul surgem como uma proposta epistemológica subalterna, insurgente, resistente, alternativa contra um projeto de dominação capitalista, colonialista e patriarcal, que continua a ser hoje um paradigma hegemónico.

O que são as epistemologias do Sul?

As Epistemologias do Sul são uma proposta de expansão da imaginação política para lá da exaustão intelectual e política do Norte global, traduzida na incapacidade de enfrentar os desafios deste século, que ampliam as possibilidades de repensar o mundo a partir de saberes e práticas do Sul Global e desenham novos mapas ...

O que é razão cosmopolita?

A razão substantiva cosmopolita se constituiria numa concepção que agrega a restauração de uma vida de base ética e política e, ainda, erigida no reconhecimento do homem plural e multidimensional, e na tradução como elemento a ser mediado nas interações sociais.

Em que consiste o paradigma emergente?

No paradigma emergente, são as ciências sociais que influenciam o conhecimento nas ciências naturais. ... Assim, na pesquisa em metodologia em Direito há que estar sempre presente a ideia segundo o qual todo o conhecimento científico-natural é científico-social.

O que é paradigma e crise?

A CRISE PARADIGMÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO O paradigma representa um padrão a ser seguido no âmbito científico ou social. Na comunidade científica, inclui crenças, valores, técnicas e teorias partilhadas, sendo influenciado pelos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais vigentes.

Quais são os paradigmas da modernidade?

Os da modernidade se subdividem nesses outros paradigmas: liberal, social e democrático.

O que quer dizer epistemicídio?

Epistemicídio é um termo criado pelo sociólogo e estudioso das epistemologias do Sul Global, Boaventura de Sousa Santos, para explicar o processo de invisibilização e ocultação das contribuições culturais e sociais não assimiladas pelo 'saber' ocidental.