Perder ou fazer perder a motivação, o entusiasmo ou o interesse (ex.: a chuva não desmotivou os jogadores; tentou não desmotivar; desmotivei-me com o trabalho).
Desânimo é o resultado do conflito sentido entre expectativas e um acontecimento que parece diminuir as chances dessas expectativas se concretizarem. Trata-se de uma resposta emocional! Desânimo é um estado de quem se mostra desestimulado e sem motivação. Tem como sinônimos o desalento e o esmorecimento.
Qual a diferença entre Motivação e Automotivação? ... Motivação: Motivo + Ação, ou seja, o indivíduo precisa de um motivo para fazer uma ação. Automotivação: é a capacidade de motivar a si mesmo, para encontrar uma razão e a força necessária para fazer alguma coisa.
Basicamente, a motivação interna é o que torna você capaz de se sentir bem e determinado ao desenvolver a habilidade ou a competência que você deseja. Pois ela está relacionada a uma realização pessoal, e não tem nada a ver com a obtenção de algo em troca.
Os motivos internos são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidade das pessoas, são o que as capacita a certas atividades em detrimento de outras. Já os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece, ou objetivos que ela persegue.
Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização. Para McClelland, tais necessidades são “secundárias”, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.