A menstruação atrasada costuma ser o primeiro sinal de gravidez, porém dezenas de outras causas podem explicar por que a sua menstruação não desceu no dia esperado. Em geral, poucos dias de atraso menstrual podem ocorrer até em mulheres com ciclo menstrual regular, sem que isso tenha qualquer relevância clínica.
Em geral, a definição mais aceita de menstruação atrasada é quando a menstruação não aparece após o ciclo menstrual completar 35 dias. Porém, do ponto de vista de diagnóstico da gravidez, se você está tentando engravidar, a partir de 1 ou 2 dias de atraso, você já pode fazer o teste de gravidez.
Um ciclo menstrual irregular, tem como característica muita oscilação, ou seja, ele tem uma diferença de dias considerável de um para o outro. Ciclos com variação de 2, 3 até 7 dias não é considerado um ciclo irregular grave, apenas pode haver algum atraso na ovulação ou alterações na fase lútea (pós ovulação).
Você pode achar que sua menstruação está atrasada, mas isso pode ser uma variação natural do seu ciclo normal. Muitas mulheres passam por alguma variação de mês em mês nos seus ciclos, normalmente cerca de dois ou três dias; por isso, sua menstruação pode vir no 27º dia em um mês e no dia 33º dia em outro.
São causas comuns de irregularidades no ciclo menstrual doenças como Síndrome do Ovário Policístico, disfunções na tireoide, obesidade, desnutrição (anorexia/bulimia), síndrome adrenal, endometriose, doenças do útero como pólipos e miomas ou até mesmo câncer do endométrio e menopausa precoce.
Muitas vezes, o ciclo menstrual irregular é decorrente de disfunções de hormônios ovarianos, que impedem o funcionamento adequado dos ovários. Nessa circunstância, não há liberação do óvulo, o que automaticamente impede as chances de fecundação e de gravidez.
Um ciclo menstrual completo dura entre 24 e 38 dias (1), mas a duração pode variar de ciclo para ciclo, e também pode mudar ao longo dos anos. A duração do ciclo muda entre a menarca (quando a primeira menstruação ocorre na puberdade) e a menopausa (quando as menstruações param) (2,3).
como regular a menstruação?
Um ciclo irregular é justamente a variação de dias em cada ciclo. Suponhamos que seus últimos três ciclos tenham durado 26, 28 e 29 dias. Nesse caso, a média é 27 dias de duração. Para chegar a essa média basta somar os dias e dividir por três.
Muitas mulheres já menstruam no mês seguinte de parar de tomar o anticoncepcional. Porém, é comum a menstruação atrasar, principalmente naquelas em que o ciclo natural já era desregulado. O corpo pode demorar alguns meses para se desintoxicar dos hormônios artificiais e voltar a produzir os hormônios naturais.
Como parar a menstruação: 6 formas possíveis
Na verdade, o fluxo menstrual não é interrompido na água. O que acontece é que a água fria contrai os vasos sanguíneos, e, por isso, dificulta a vazão do sangue.
Feijão verde: pode reduzir ou parar o período. Vinagre: 2 colheres de chá de vinagre de maçã com água, 3 vezes ao dia, podem cortar a menstruação. Remédios fitoterápicos: raiz de Angélica, chá de framboesa, alchemilla, salva de jardim, ou bolsa-de-pastor são conhecidos por cortarem a menstruação.
Vinagre para reduzir fluxo menstrual excessivo Um dos melhores remédios caseiros para reduzir o sangramento menstrual excessivo é tomar uma mistura de 2 colheres de chá de vinagre de maçã e um copo de água. Este ingrediente ajuda a reduzir a fadiga, irritabilidade e também a quantidade do fluxo.