Uma maneira inteligente e prática é procurar por empresas que fazem a aquisição de pneus velhos com a finalidade de reciclá-los. MAIS DETALHES SOBRE AS EMPRESASElas não são muitas, mas atuam especificamente nesse mercado e podem gerar lucro a empresas com um simples descarte.
A Utep é uma empresa de Reciclagem de Pneus Usados, autorizada pelo IBAMA a efetuar a reciclagem e destinação de Pneus Usados e emitir o Certificado de Compromisso com o Meio Ambiente.
São considerados lixos acumuladores misturados ao lixo doméstico tendo como destino os lixões e aterros sanitários. ... Segundo a Fundação Educar Dpaschoal o Brasil tem mais de 100 milhões de pneus velhos, jogados em aterros, terrenos baldios e até nos rios e lagos.
Verificou-se que a destinação dada aos resíduos provenientes da manufatura da borracha, em sua maioria, ainda é os lixões. Esta destinação, além de poluir o meio ambiente, serve como criadouro de insetos transmissores de doenças. A reutilização dada aos pneus usados, apesar de vir aumentando, ainda é muito pequena.
Quando o descarte é feito de forma errada, os pneus se tornam um problema para o meio ambiente. Eles demoram, em média, 600 anos para se decomporem na natureza e podem, inclusive, se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
Matéria-prima extraída da seringueira tem emissão zero de CO2 na atmosfera e consome bem menos energia na produção do que versão sintética derivada do petróleo.
Descarte incorreto Assim como o isopor, o pneu ocupa grande espaço em lixões e pode servir de criadouro para insetos transmissores de doenças, especialmente a dengue. Se jogado em rios, pode obstruir a passagem da água e facilitar o risco de enchentes.
Ecoponto
Para descartar pneu usado de forma ambientalmente correta existem algumas opções, reaproveitar o pneu para construir vasos, móveis, ou dar outro uso para o objeto ou aplicar a logística reversa e devolver o pneu no local onde foi comprado, para que o fornecedor dê a destinação final.
O pneu inservível pode ser comercializado para outros setores produtivos, se transformando em gramado sintético, tapetes ou ser reutilizado na fabricação de asfalto. Outra alternativa é o uso do resíduo como combustível na industria cimenteira.
Os fabricantes usam borracha sintética para fabricar os pneus. A fonte da borracha natural é a seiva da seringueira, mas os fabricantes combinam essa substância com derivados de petróleo, especialmente butadieno e estireno, para criar a borracha sintética. Na prática, essa combinação cria um produto muito mais barato.
Pneus inservíveis são pneus cuja vida útil terminou e que precisam ser descartados em um ambiente correto de modo que não cause o desequilíbrio ecológico e ambiental. Há sete anos, os fabricantes de pneus em parceira com as prefeituras decidiram criar um projeto de coleta em todo o Brasil.
Para utilizar o asfalto a frio ensacado é muito simples: deve-se limpar a área, colocar o produto e realizar a compactação com uma pá ou pneu de carro. É extremamente fácil, rápido e prático, por isso o material se destaca no mercado e cada vez mais é utilizado para manutenção asfáltica.
Todo o processo de aplicação de asfalto é feito de acordo com as especificações geométricas do local. É importante que, em todas as etapas de operação, a temperatura seja controlada, pois o concreto asfáltico aplicado com temperatura menor que a ideal pode resultar em uma compactação debilitada.