Estudos clínicos mostram bons resultados no tratamento da poiquilodermia de Civatte com a luz intensa pulsada (LIP), pois esta atinge tanto o pigmento melânico como os vasos, e ainda promove estimulação de colágeno.
O uso de luz intensa pulsada em excesso, sem uma indicação correta, pode ocasionar efeito rebote em vasos e manchas. Manutenção: Depende da avaliação médica e surgimento de novos vasos ao longo do tempo. Valor da sessão: a partir de R$ 300.
Recomendamos a realização de 6 a 10 sessões, com intervalo de 30 dias entre elas, podendo variar conforme o quadro clínico, protocolo de tratamento e evolução de cada paciente.
O laser não está contra-indicado na rosácea, pode fazer com profissional capacitado, preferencialmente médico.
Para quem tem rosácea, seguir a lógica de quanto maior o FPS do filtro solar, melhor a proteção, pode não dar certo e acarretar irritação na pele. De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, o mais indicado é usar os filtros com FPS 30 ao invés dos protetores com FPS 70.
Evite fazer massagens no local onde foi feita a aplicação No entanto, essa prática não é recomendada, pois toques mais vigorosos só devem ser feitos 6 horas após o procedimento. Massagens estéticas e tratamentos como radiofrequência e criofrequência só podem ser feitos após 15 dias da realização do preenchimento.
Em 2 ou 3 dias geralmente ocorre o início da ação da toxina, com sensação de redução da movimentação das regiões tratadas (com redução das rugas e marcas de expressão). Esse processo é gradativo e o resultado final da aplicação pode ser visto após 14 dias em média.