A dose para o Cloridrato de Tetraciclina como antibacteriano sistêmico e antiprotozoário é de 500 mg a cada 6 horas ou 500 mg a 1 g a cada 12 horas. No tratamento da acne, administra-se inicialmente 500 mg a 2 g ao dia, em doses divididas, nos casos moderados a graves como adjuvante terapêutico.
Tetramed® está indicado no tratamento de infecções causadas por germes sensíveis à tetraciclina.
Adultos e crianças a partir de 12 anos: Dose habitual: 20 mL de Bactrim® suspensão a cada 12 horas. Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 14 dias): 10 mL de Bactrim® suspensão a cada 12 horas. Dose máxima (casos especialmente graves): 30 mL de Bactrim® suspensão a cada 12 horas.
Nas doses recomendadas, Bactrim® é geralmente bem tolerado. Os efeitos colaterais mais comuns são erupções cutâneas e distúrbios gastrintestinais. Entretanto, efeitos colaterais adicionais já foram descritos em frequência variável nos pacientes expostos à medicação.
Bactrim® contém dois compostos ativos (sulfametoxazol + trimetoprima), que agem sinergicamente (ação conjunta, em que uma substância potencializa a outra), inibindo dois passos consecutivos da formação de uma substância necessária aos microrganismos, que não conseguem mais se desenvolver.
SULFAMETOXAZOL + TRIMETOPRIMA 400/80MG 20 COMPRIMIDOS - TEUTO - GENÉRICO.
Um tipo da Klebsiella pneumoniae, a KPC - sigla para Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase - ficou popularmente conhecida como uma "superbactéria" justamente por produzir uma enzima capaz de combater os medicamentos mais potentes para tratar de infecções graves, com destaque para os chamados carbapenêmicos.