Como se calcula juros pro rata die? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Exemplo de cálculo Se em um serviço os juros por atraso no pagamento são de 0,8% ao mês, é possível calcular os juros pro data die fazendo: 0,8% / 30 dias = 0,0267% ao dia. Caso algum cliente atrase seu pagamento por 15 dias, deverá pagar, em multa por atraso, o proporcional de 0,4% da dívida em causa.
O que é o cálculo pro rata?
Na primeira fatura dos serviços é feita a cobrança da mensalidade proporcional ao período utilizado, também conhecida como pro rata. Isso significa que você paga exatamente pelos dias que utilizou os serviços. Assim, o valor cobrado nessa fatura pode ser diferente da mensalidade que você contratou.
Como calcular juros de 1%?
Os juros simples são um tipo de remuneração do capital. Na prática, são o percentual de variação que será aplicado de forma linear sobre um valor inicial qualquer. Esta é a fórmula de juros simples: Valor Futuro = Valor Presente (1 + Taxa de Juros x Número de Períodos)