Sinais e sintomas Rupturas no tendão do bíceps braquial causam dor súbita e intensa na parte superior do membro superior e no ombro ou perto do cotovelo, dependendo da localização da ruptura. A dor piora ao levantar ou puxar um peso. Outros sintomas são hematoma, edema e fraqueza.
Bainha do tendão - estes são tubos de tecido preenchido com um fluido lubrificante que rodeiam os tendões como um túnel. Os próprios tendões são cobertos por uma membrana, o epitendineum. Se inflamarem ou mudarem, devido ao esforço excessivo, uma dor desenvolve-se ao longo do tendão.
Para diagnosticar rupturas do tendão do bíceps, os médicos fazem perguntas detalhadas sobre a lesão e um exame físico minucioso. As pessoas devem chamar ou consultar um médico se tiverem dor intensa, amplitude de movimento no ombro ou cotovelo limitada ou uma protuberância na parte superior do braço.
Nos pacientes com lesão total do bíceps, atletas ou trabalhador braçal fica indicado o tratamento cirúrgico. O método cirúrgico poderá utilizar apenas uma única incisão no cotovelo ou duas incisões cirúrgicas.
As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.