Principais sintomas
Os ruídos respiratórios anormais ou ruídos adventícios são classificados em sibilos, estertores, roncos e atritos ou, também, podem ser classificados pelo seu caráter contínuo e descontínuo.
O chiado no peito geralmente é sinal de algum tipo de doença respiratória, como DPOC ou asma. Isso acontece porque nesse tipo de condição existe um estreitamento ou inflamação das vias aéreas, que acaba dificultando a passagem do ar e causa o surgimento de um som característico, conhecido como chiado.
Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.
Os pulmões são os nossos dois órgãos respiratórios. Eles encontram-se lateralmente no interior das cavidades pleurais do tórax. A árvore brônquica conduz ar para dentro e para fora dos pulmões.
A principal função dos pulmões é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono, permitindo que o ar que respiramos entre em contato com o sangue que circula no corpo.
Um pulmão saudável, portanto, é aquele que consegue realizar esse processo de maneira completa e contínua. Assim, os movimentos de respiração acontecem de acordo com a demanda do corpo (em repouso ou movimento) e todas as células são favorecidas.
Mecanismos de defesa do sistema respiratório
A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório para evitar que corpos estranhos como bactérias, poeira e poluição, interfiram na nossa respiração. Este mecanismo de defesa é um sinal de que alguma coisa não vai bem no aparelho respiratório.