Faça uma roda com as crianças que escolherem o canto da história e conte que vocês brincarão com uma narrativa que tem porquinhos e um lobo. Faça um suspense e dê pistas para que elas queiram descobrir qual é o tema. Peça que contem o que se lembram sobre a história.
Os Três Porquinhos é um conto de fada cujos personagens são exclusivamente animais. As primeiras edições do conto datam do século X sem autoria conhecida e no século XVIII com autoria dos Irmão Grimm. O conto se tornou mais conhecido graças à versão em animação feita pela Disney em 1933.
O conto Os três porquinhos pertencia ao folclore inglês e fora transmitido oralmente até ganhar a famosa versão escrita por Joseph Jacobs. Um clássico da literatura infantil, a história dos três porquinhos vive no nosso imaginário coletivo e nos ensina o valor do trabalho e da perseverança.
Conversar sobre a história! Ø Após a leitura, pergunte às crianças por que os três porquinhos precisavam de uma moradia. Ø Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades.
R: Ele é confundido com o lobo mau devido a história infantil dos três porquinhos, onde há o personagem conhecido como “lobo mau”, que representa um lobo que faz maldades à três irmão porcos.
b) O que acharam do ponto de vista do Lobo? Respostas possíveis: Ele foi vítima de um porco mau, de armação (ou de um mal entendido) e de um repórter interessado em dar mais popularidade à sua notícia; Parece que o lobo está mentindo para se safar, pois afinal comeu 2 porquinhos e tentava invadir a casa do terceiro.
Os jornalistas acreditavam que a história de um lobo resfriado não chamaria a atenção do público, não seria um grande acontecimento, logo não seria tão emocionante. A sua questão é sobre Os Três Porquinhos, a verdadeira história. A atividade proposta é de que uma notícia pode ter diferentes viés.
A notícia é muito importante, pois através dela, nós ficamos mais informados sobre o que está ocorrendo no nosso país, ou seja, têm a importância de informar o leitor. A notícia é transmitida de vários meios, por exemplo, o jornal, na internet, no rádio, na televisão, etc.
Quando pensamos em lobo nos vem à cabeça a imagem de um cão selvagem, que vive em matilhas em um frio intenso e tem por hábito uivar ao luar. ... Apesar do lobo ser visto por muitas pessoas como um animal “malvado”, o nosso lobo-guará é um lobo do bem, além de ser um bicho de comportamento dócil, inofensivo ao homem.
Vale destacar que o Brasil abriga quase que 90% de toda a população de lobo-guará existente. Esses animais são encontrados, geralmente, em áreas abertas com poucas árvores, como campos e matas de capoeira. Ocorrem, principalmente, nos biomas Cerrado e Pampa.
O lobo, nome utilizado para designar a espécie Canis lupus, é um animal que vive em algumas regiões do Hemisfério Norte, sendo encontrado nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Canadá.
Apesar de não ser considerado em perigo de extinção pela IUCN, todos os países em que ele ocorre o classificam em algum grau de ameaça, apesar de não se saber a real situação das populações. Estima-se que existam cerca de 23 mil animais na natureza, sendo um animal popular em todos os zoológicos.