EQST

Como Realizada A Tcnica De Microcultivo Na Identificaço De Fungos Filamentosos?

Como é realizada a técnica de Microcultivo na identificação de fungos filamentosos?

No microcultivo o fungo é semeado em PDA entre uma lâmina e uma lamínula que após o crescimento é examinada diretamente no microscópio para a análise do tipo de micélio e estruturas de reprodução.

O que é Microcultivo de fungos?

O microcultivo permite na íntegra o estudo das estruturas de reprodução (tanto sexuadas quanto assexuadas) da maioria dos fungos; facilitando a observação das principais características utilizadas para identificar tais micro-organismos. Vários protocolos foram estabelecidos para tal técnica.

Quais os meios de cultura utilizados para o cultivo de fungos?

A função do meio com nutrientes Ágar Sabouraud é o cultivo e crescimento qualitativo de fungos, como filamentoses, leveduras, espécies de cândidas e fungos associados a infecções artificiais.

Como se identifica um fungo?

Os fungos são organismos eucariontes, unicelulares (leveduriformes) ou multicelulares (filamentosos), haploides (homo ou heterocarióticos), com pa- rede celular contendo quitina e α-glucano. Não apresentam plastos ou pig- mentos fotossintéticos.

O que é um fungo Dimorfico?

Os fungos dimórficos são fungos que podem existir nas formas bolor, hifal, filamentosa, ou como levedura. Um exemplo é Penicillium marneffei: À temperatura ambiente, desenvolve-se como um bolor. À temperatura corporal, desenvolve-se como uma levedura.

Como deve ser feita a identificação de fungos filamentosos?

Fungos filamentosos foram identificados fenotipicamente ao nível do género, por análise de características macroscópicas, como cor, diâmetro da colónia e textura, e de características microscópicas, nomeadamente presença vs ausência de conidióforo e sua organização.

Como ocorre a identificação dos fungos?

As características mais relevantes para identificação são a septação do micélio, a estrutura que dá origem aos conídios, denominada conidióforo e o tipo de conídios.

Quais as características que as colônias de fungos filamentosos apresentam quando crescem em meio de cultura em laboratórios?

Os fungos filamentosos apresentam colônias com bordas, textura e relevo variáveis, podendo ser algodonosas, aveludadas, pulverulentas, rasteiras ou aéreas, com as mais variadas cores, podem produzir pigmento difusível no meio de cultura, aspecto liso, rugoso, cerebriforme, com bordas regulares ou irregulares.

Quais os tipos de fungos filamentosos?

As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo - as hifas. As hifas podem ser contínuas ou cenocíticas e tabicadas ou septadas.

O que é meio de cultura e quais os principais meios de cultura?

Os meios de cultura são produtos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de micro-organismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural. ... Além dos nutrientes e condições ambientais favoráveis para esse cultivo, muitos critérios devem ser considerados.

Como preparar meio de cultura ágar sabouraud?

Preparação: Suspender 65g de pó em 1 litro de água destilada ou deionizada. Aquecer até ferver dissolvendo completamente. Esterilizar em autoclave a 121°C por 15 minutos. Dispensar nos recipientes finais.